Wall Street em alta com dados da inflação em foco

As atenções dos investidores estão centradas nos dados da inflação que serão divulgados esta semana e que poderão dar mais pistas sobre o ritmo de aumento das taxas de juro por parte da Fed.

Os principais índices norte-americanos arrancam a sessão desta segunda-feira com ganhos, numa altura em que os investidores aguardam os dados da inflação que serão divulgados esta semana e que poderão dar mais pistas sobre o ritmo de aumento das taxas de juro por parte da Fed.

O índice de referência S&P 500 soma 0,56% para 4.090,12 pontos, enquanto o industrial Dow Jones avança 0,40% para 32.279,72 pontos. Ao mesmo tempo, o tecnológico Nasdaq valoriza 0,49% para 12.171,17 pontos. Este desempenho acontece depois de na semana passada Wall Street ter fechado em alta, interrompendo um ciclo de três semanas consecutivas a fechar com perdas.

Esta semana os investidores aguardam os dados da inflação nos Estados Unidos referentes ao mês de agosto, que serão divulgados na terça-feira e que deverão dar mais pistas sobre o ritmo de aumento das taxas de juro da Fed. Segundo a Reuters, a taxa de inflação nos EUA deverá situar-se nos 8,1%, contra os 8,5% registado em julho.

Os analistas apontam que há 89% de possibilidade de o banco central norte-americano aumentar as taxas de juro em 75 pontos base, pela terceira vez consecutiva, na reunião marcada para 21 de setembro.

“Os investidores acreditam que os dados do CPI [índice de preços no consumidor] mostrem um declínio contínuo na leitura inflacionária, o que seria encorajador para os investidores, já que a reunião do FOMC [Comité de Política Monetária} ocorre apenas uma semana depois”, disse Sam Stovall, analista de investimentos da CFRA Research, em Nova Iorque, em declarações à Reuters.

A influenciar o desempenho positivo das bolsas norte-americanas estão ainda as notícias de que o exército ucraniano terá recuperado “mais de 20 localidades” em 24 horas às tropas russas. “Com a Ucrânia a colocar a Rússia à defensiva e assumindo muitos dos territórios que foram perdidos, isso é encorajador para os investidores globais porque significa um cessar-fogo poderá ocorrer mais rapidamente do que o previsto inicialmente”, acrescentou Stovall.

Entre as cotadas que se destacam nesta sessão está a Bristol-Myers Squibb Co, que sobe 6,68% para 74,86 dólares, depois de a Food and Drug Administration (o regulador do medicamento norte-americano) ter aprovado um medicamento da farmacêutica dirigido a adultos com psoríase. Já a Carvana Co avança 7,92% para 39,51 dólares, depois de a Piper Sandler ter elevado o preço-alvo das ações da empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street em alta com dados da inflação em foco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião