Lisboa-Madrid a nove horas de comboio a partir de outubro
As duas capitais ibéricas vão ficar mais próximas sobre carris mas ainda dependem de três comboios para chegar ao destino. Novo horário chega com quase três meses face às primeiras previsões.
Lisboa e Madrid vão ficar a nove horas de comboio a partir de 9 de outubro. À segunda tentativa, conseguiu-se arranjar forma de encurtar a viagem sobre carris entre as duas capitais ibéricas. Os horários já foram autorizados pela gestora da rede ferroviária nacional (IP) e estão publicados na página da CP. As mudanças chegam com mais de dois meses de atraso face à data original.
A partir de 9 de outubro passarão a ser necessários três, em vez de quatro, comboios para a viagem entre Lisboa e Madrid, num tempo total de oito horas e 48 minutos; no percurso inverso, a deslocação demorará nove horas e 30 minutos. No mesmo dia, a Linha do Leste passará a contar com dois comboios por dia e por sentido – até agora, tem sido apenas um.
De Lisboa para Madrid é preciso apanhar o Intercidades a partir de Santa Apolónia, pelas 12h30, com chegada ao Entroncamento pelas 13h29. É do Entroncamento que, sete minutos depois, sai o comboio regional até Badajoz, com chegada pelas 17h26 (hora espanhola). Em território espanhol, pelas 17h36, parte o comboio Intercity da Renfe, com chegada às 22h18 à estação de Madrid-Chamartín.
Da capital espanhola para a portuguesa, o comboio Intercity parte de Chamartín pelas 8h30 (hora espanhola), chegando às 13h24 a Badajoz. Pelas 14h09 segue o comboio regional da CP, com chegada ao Entroncamento pelas 15h52 (hora portuguesa). Oito minutos depois, o Intercidades sai do Entroncamento e termina viagem em Santa Apolónia pelas 17h00.
A ligação ibérica, contudo, não é assegurada ao fim de semana: aos sábados, não há Intercity entre Badajoz e Madrid; aos domingos, não há Intercity entre a capital espanhola e Badajoz.
Se apenas precisar do comboio para a Linha do Leste, os comboios saem do Entroncamento pelas 9h28 e 13h36, com chegada a Badajoz pelas 13h13 e 17h26, respetivamente e na hora espanhola. No sentido inverso, as composições partem de Badajoz pelas 14h09 e 19h41 (hora espanhola), com fim no Entroncamento pela 15h52 e 21h37, respetivamente.
O serviço regional na Linha do Leste mantém-se por conta de uma automotora diesel Allan, originalmente fabricada na década de 1950 nos Países Baixos e que foi remodelada nos anos 1990. A velocidade máxima é de 100 km/h.
Novos horários mais de dois meses depois
Os novos horários deveriam ter entrado em vigor em 31 de julho. Contudo, a falta de entendimento entre a IP e a homóloga espanhola (Adif) atrasou a situação. A Adif teve de ajustar os horários para que os comboios de mercadorias que seguem para o interior de Espanha sejam compatíveis com a disponibilidade para os serviços de passageiros.
Desde 17 de março de 2020 que está suspenso o comboio noturno que ligava as duas capitais ibéricas. O Lusitânia deixou de circular por decisão unilateral da Renfe, congénere espanhola da CP e parceira da transportadora nacional neste serviço. A ligação entre Lisboa e Madrid gerava prejuízos anuais de dois milhões de euros e está fora do contrato de serviço público.
Lisboa e Madrid, no entanto, poderiam estar a sete horas de distância, se CP e Renfe se entendessem com a realização de um comboio diurno pronto para circular em bitola ibérica e europeia e ainda sob tensão elétrica dos dois lados da fronteira (25 mil volts em Portugal e 3 mil volts em Espanha).
Mesmo depois das cimeiras ibéricas de 2020 e de 2021, os governos de Portugal e de Espanha não chegaram a acordo em relação às ligações ferroviárias entre Lisboa e Madrid. Em 2022 há novo encontro.
A viagem entre as duas capitais ibéricas poderá ser mais rápida a partir do final de 2023, quando estiver concluído o troço entre Évora e Elvas, que permitirá comboios a 250 km/h. Em condições normais, serão necessárias cinco horas de comboio entre Lisboa e Madrid.
Apesar de demorar menos hora e meia a partir de 9 de outubro, a viagem ferroviária entre as capitais ibéricas vai levar mais tempo do que em 1989. Na altura, o comboio direto Talgo Luís de Camões demorava sete horas e 58 minutos no Lisboa – Madrid e sete horas e 50 minutos no sentido inverso.
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