S&P sobe rating do BPI, Santander Totta e BCP

  • ECO
  • 16 Setembro 2022

A Standard & Poor’s reviu em alta o rating da dívida de longo prazo do BPI, Santander Totta e BCP, mas manteve as perspetivas em “estável”. 

A Standard & Poor’s reviu em alta o rating da dívida de longo prazo do BPI, Santander Totta e BCP, mas manteve as perspetivas em “estável”. “Os bancos portugueses têm feito progressos substanciais no reequilíbrio dos seus perfis de financiamento, tornando-os menos arriscados”, justifica a agência de notação financeira.

“O Banco BPI, S.A. informa que a agência de rating S&P Global Ratings melhorou o rating da dívida de longo prazo do Banco BPI de BBB para BBB+, o que significa uma subida de 1 nível na escala de grau de investimento”, indica a instituição financeira em comunicado enviado à Comissão de Valores do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), acrescentando que a agência norte-americana “reafirmou o rating da dívida de curto prazo de ‘A-2’”.

“Esta subida reflete o upgrade do rating do soberano recentemente anunciado e uma melhoria da avaliação intrínseca (stand-alone credit profile) do Banco BPI, de bb+ para bbb-, suportada pela revisão dos fatores de capital e rentabilidade”, acrescenta o banco, referindo ainda que a perspetiva se mantêm em “estável”.

Além disso, a Standard & Poor’s adiantou ainda que também reviu em alta o rating da dívida de longo prazo do Santander Totta e do BCP, mantendo também as perspetivas destes dois bancos em “estável”. “Os bancos portugueses têm feito progressos substanciais no reequilíbrio dos seus perfis de financiamento, tornando-os menos arriscados”, justifica a agência de notação financeira, em comunicado.

O BCP, em comunicado aos mercados, indicou que esta subida do rating também se deve à “melhoria do perfil de risco de crédito em função da redução de 40% dos NPE desde 2019 e o facto de ser expetável que as incertezas da situação na Polónia tenham um impacto gerível ao nível da capitalização do Banco”.

No que toca ao Santander Totta, a Standard & Poor’s subiu “o rating de crédito de emissor de longo prazo num nível de ‘BBB’ para ‘BBB+'” e reafirmou “o rating de curto prazo em ‘A-2′”. E no BCP a agência sinaliza que subiu “o rating de crédito de emissor de longo prazo num nível de ‘BBB’ para ‘BBB+’ e reafirmou “o rating de curto prazo em ‘B'”, lê-se.

Por outro lado, reiterou a classificação da dívida de longo prazo do Haitong Bank em “BB” e a de curto prazo em “B”, mantendo também a perspetiva em “estável”.

Recorde-se que há uma semana, a Standard & Poor’s reviu em alta o rating da dívida portuguesa, passando-o para BBB+. A agência norte-americana justificou a decisão com o “forte crescimento económico”, o mercado de trabalho e as finanças públicas.

(Notícia atualizada com o comunicado do BCP sobre o rating às 19h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

S&P sobe rating do BPI, Santander Totta e BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião