Wall Street abre em alta à espera de nova subida dos juros pela Fed

A poucas horas de novo anúncio da subida das taxas de juro, investidores estão preocupados com as perspetivas sobre os próximos aumentos e sobre os efeitos na economia.

Os principais índices de Wall Street abriram a sessão desta quarta-feira em terreno positivo. Depois de descontarem, na véspera, os efeitos da subida das taxas de juro pela Reserva Federal (Fed), os investidores aguardam dados sobre próximos aumentos e que efeitos poderão gerar no mercado.

No início da sessão, o índice S&P 500 somava 0,40% (para 3.871,4 pontos); o industrial Dow Jones acrescentava 0,37% (30.819,39 pontos); e o tecnológico Nasdaq subia 0,36% (11.466,21 pontos).

Ao final da tarde desta quarta-feira, deverá ser anunciada a subida das taxas de juros de referência em 75 pontos base, para o intervalo 3,00%-3,25%, o nível mais elevado desde a crise financeira de 2008. Ainda assim, há alguns analistas que abrem a porta a uma subida ainda mais agressiva, de 100 pontos base.

Também nesta quarta-feira serão divulgadas novas previsões económicas, que serão acompanhadas pelo mercado e que poderão dar perspetivas para o último trimestre deste ano e todo o ano de 2023.

“O que os investidores querem ver é se a Fed vai continuar ou não a manter a sua política de falcão [política agressiva] da forma como a mensagem tem sido passada – que estão realmente comprometidos em manter a inflação debaixo de controlo, sob pena de a economia entrar em recessão”, refere Brandon Pizzurro, responsável de investimentos na GuideStone Capital Management, citado pela Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street abre em alta à espera de nova subida dos juros pela Fed

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião