Wall Street em queda com investidores a antecipar decisão da Fed. Ford afunda 11%

Investidores já estão a descontar efeitos da subida das taxas de juro da Fed. Ações da Ford tombaram 11% porque a marca norte-americana vai gastar mil milhões de dólares a mais por conta da inflação.

Wall Street viveu um dia de nervos e fechou em baixa. Os principais índices norte-americanos caíram cerca de 1% na véspera do anúncio de nova subida das taxas de juro pela Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed). No dia em que os investidores já descontaram, nas cotações, os efeitos negativos da decisão, os títulos da Ford tombaram 11%.

O índice S&P 500 foi o que mais travou, ao perder 1,12% (3.856,28 pontos); a praça industrial Dow Jones cedeu 0,99% (30.712,79 pontos; nas tecnologias, o índice Nasdaq caiu 0,94% (11.427,15).

Ao contrário do que aconteceu na véspera, os índices norte-americanos passaram a sessão em terreno negativo e de lá nunca saíram. “Há muitos ventos contrários a prevenir subidas sustentadas. É difícil esperar uma expansão quando a política da Fed está a apertar”, destaca Greg Boutle, estratega do BNP Paribas, citado pela Reuters.

Os sinais de abrandamento – se não mesmo recessão económica – estão à vista dos investidores: esta terça-feira foi revelado que as licenças de construção de casas para habitação caíram 10% no último mês, para 1,517 milhões, número mais baixo desde junho de 2020. Os juros das obrigações do Tesouro dos Estados Unidos a 10 anos atingiram 3,56%, patamar mais elevado desde abril de 2011, continuando a trajetória de subida registada nas últimas semanas.

O cenário deverá agravar-se na quarta-feira, depois de a Fed anunciar um novo aumento das taxas de juro, em 75 pontos base, para conter a subida da taxa de inflação – o que irá retirar dinheiro da economia.

Nota ainda para a descida de 11% das ações da Ford. A fabricante de carros norte-americana anunciou que a subida da inflação custou mais mil milhões de dólares (999,83 milhões de euros) do que o esperado e que vai ter de adiar as entregas de carros para o último trimestre do ano por falta de peças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street em queda com investidores a antecipar decisão da Fed. Ford afunda 11%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião