Santarém também vai ser avaliado para receber novo aeroporto de Lisboa

PSD e Governo chegam a acordo sobre metodologia para encontrar o local do novo aeroporto. Costa admite que Santarém está em cima da mesa e Montenegro atira para final de 2023 a decisão.

Só daqui a um ano é que o Governo poderá anunciar a localização do novo aeroporto de Lisboa. Esta foi a posição assumida pelo líder do PSD, após a reunião com o primeiro-ministro e o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, sobre o tema na residência de São Bento. “Estão criadas as condições para que o Governo possa avançar nesta matéria e que daqui a mais ou menos um ano possa tomar a decisão final quanto à localização do futuro aeroporto”, disse Luís Montenegro, ao lado do vice-presidente do PSD, Miguel Pinto Luz, que também marcou presença no encontro.

Além de Montijo e Alcochete, a avaliação ambiental estratégica vai considerar outras localizações, como Santarém, acrescentou o primeiro-ministro, António Costa, no final da reunião. A hipótese de Santarém como aeroporto regional e complementar ao Humberto Delgado surgiu há pouco mais de um mês. Trata-se de uma iniciativa privada, que conta com o grupo Barraqueiro, de Humberto Pedrosa, também ex-acionista da TAP.

Da reunião, o primeiro-ministro e o líder do PSD também assinalaram que “foi possível obter uma convergência quanto à metodologia a adotar“. Será também criada uma comissão técnica e uma comissão de acompanhamento para liderar o processo – entidades a quem caberá a “Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), que deve estar concluída até ao final do próximo ano, tendo em vista que possa haver uma decisão final e definitiva sobre esta matéria”, disse o primeiro-ministro. A criação das duas entidades depende agora de uma resolução do Conselho de Ministros, que poderá ser aprovada dentro de 15 dias.

Também pretende-se avançar, o mais depressa possível, com as obras para aumentar a capacidade no aeroporto Humberto Delgado, “para ter um serviço com maior qualidade”, destacou Montenegro, que considerou que existiu um “acolhimento generalizado” das propostas do partido relativas à futura localização do aeroporto de Lisboa.

A reunião entre o líder do Governo e o presidente do PSD decorreu depois da entrega de uma carta dos sociais-democratas ao primeiro-ministro a explicar a posição relativa ao novo aeroporto de Lisboa.

(Notícia atualizada às 18h54 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santarém também vai ser avaliado para receber novo aeroporto de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião