“Governo está incapaz de resolver o assunto, precisa da ajuda do PSD”, diz Montenegro sobre novo aeroporto

Luís Montenegro afirmou que o Governo quer ter "o conforto de olhando para o futuro vislumbrar Governos do PSD a executar uma política que é estratégica e estruturante para o país".

O presidente do PSD afirma que o Governo não consegue resolver a questão do reforço da capacidade aeroportuária na região de Lisboa e por isso precisa do maior partido da oposição. Declarações prestadas esta quinta-feira nos Açores, um dia antes da reunião com o primeiro-ministro, em São Bento, para discutir a questão do novo aeroporto.

Agora o Governo está incapaz de resolver o assunto, precisa da ajuda do PSD. Tem a intenção de ter o conforto de olhando para o futuro vislumbrar Governos do PSD a executar uma política que é estratégica e estruturante para o país”, afirmou Luís Montenegro à margem da visita à ilha de São Miguel, nos Açores, para participar no primeiro Encontro Interparlamentar do PSD.

Com certeza que o PSD é um partido responsável e embora esteja na oposição hoje vai estar no Governo amanhã e vai colaborar na decisão“, garantiu o líder dos sociais-democratas.

Luís Montenegro participa amanhã numa reunião com António Costa, acompanhado pelo vice-presidente, Miguel Pinto Luz. Do Governo participará também o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos. “É uma reunião normal de trabalho entre o Governo e o primeiro-ministro e o principal partido da oposição e o seu líder, na sequência de muitos outros contactos que já foram efetuados bilateralmente a propósito da tentativa de encontrarmos uma solução que ponha termo a tantos anos de hesitação, de avanços e recuos, e de incapacidade do PS resolver a localização da nova infraestrutura aeroportuária da região de Lisboa”, disse em declarações transmitidas pela RTP3.

O presidente do PSD aproveitou para responsabilizar os socialistas. “Era melhor termos a decisão hoje? Com certeza, mas não me vai pedir a mim que represento o principal partido da oposição, que o é há sete anos, que responda pela incapacidade do Governo. Quem Governou o país nestes últimos sete anos foi o Doutor António Costa. O Doutor António Costa é que escolheu governar com o PCP e o Bloco de Esquerda. Não se entendeu com eles em relação ao aeroporto? Lamentamos profundamente que o povo português e o país possam ser penalizados por essa escolha”.

Luís Montenegro repetiu as condições dos sociais-democratas, deixadas na carta enviada ao primeiro-ministro e que foi tornada pública. O líder do PSD defende que deve ser efetuada uma avaliação ambiental estratégica que possa comparar as localizações do Montijo e de Alcochete e outras que o Governo ou a equipa técnica que vai coordenar esse trabalho possa de forma fundamentada vir a apresentar como soluções a ponderar. Quer também que a avaliação seja desprendida de entidades e personalidades que tomaram posições no passado, para não adulterar o novo estudo, e ser levada a cabo sobretudo pela academia.

O presidente dos sociais-democratas voltou também a criticar a falta de obras do Aeroporto Humberto Delgado. “Não há nenhuma razão para que o Governo não autorize desde já a concessionária a fazer as obras de requalificação do aeroporto da Portela em Lisboa. Porque elas são necessárias em qualquer circunstância. Andamos a perder tempo mais uma vez”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Governo está incapaz de resolver o assunto, precisa da ajuda do PSD”, diz Montenegro sobre novo aeroporto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião