Dono da Zara vai ser senhorio do Facebook na Irlanda

  • Joana Abrantes Gomes
  • 26 Setembro 2022

Através da sua empresa imobiliária Pontegadea, Amancio Ortega está a negociar a compra da principal sede europeia da Meta, em Dublin, por 550 milhões de euros.

Amancio Ortega, fundador do grupo têxtil Inditex, prepara-se para comprar o edifício que vai albergar a sede europeia do Facebook, em Dublin, por 550 milhões de euros. De acordo com o jornal Cinco Días, a compra está a ser negociada entre a Pontegadea, a imobiliária do empresário espanhol, e o grupo irlandês Ronan, que construiu o projeto.

A praça Fibonacci, como é conhecida, pode ser a primeira propriedade imobiliária da Pontegadea na Irlanda, depois de um ano em que a empresa de Ortega já adquiriu armazéns logísticos, um edifício de apartamentos de luxo nos EUA a um arranha-céus em Toronto.

O projeto que vai acolher a sede da Meta, grupo criado por Mark Zuckerberg, na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), totaliza mais de 100 mil metros quadrados em seis edifícios e está localizado na zona central de Ballsbridge, onde antes era o campus da antiga sede do banco irlandês Allied Irish Banks (AIB).

Embora seja a maior sede da Meta fora dos Estados Unidos, com capacidade para até 8.000 trabalhadores, é a segunda grande sede da proprietária do Facebook na qual Ortega será o “senhorio”, já que, em 2019, comprou uma sede na cidade norte-americana de Seattle por 375 milhões de euros.

Concluído o negócio, espera-se que o contrato seja estabelecido por um período de 25 anos, com a Meta a pagar uma renda anual de 22 milhões de euros, de acordo com a imprensa irlandesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dono da Zara vai ser senhorio do Facebook na Irlanda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião