Marta Ortega, filha do fundador da Inditex, nomeada presidente do grupo dono da Zara

A filha do fundador do grupo têxtil espanhol Inditex, Amancio Ortega, foi nomeada nova presidente da empresa proprietária de marcas como Zara e Massimo Dutti.

Marta Ortega, filha de Amancio Ortega, fundador da Inditex, vai substituir Pablo Isla no cargo de presidente do grupo têxtil espanhol que detém marcas como a Zara, a Massimo Dutti e a Oysho. A nova líder da Inditex assume funções a partir de 1 de abril de 2022.

“O Conselho de Administração da Inditex, por iniciativa do seu presidente Pablo Isla e do seu fundador Amancio Ortega […] aprovou a nomeação de Marta Ortega Pérez como presidente do grupo”, lê-se no comunicado publicado na Comissão Nacional do Mercado de Valores espanhol, a entidade supervisora da bolsa espanhola.

Durante os últimos 15 anos, Marta Ortega Pérez desenvolveu funções em distintas áreas do grupo, sobretudo ao nível do reforço da imagem de marca e da proposta de moda da Zara, área que continuará a liderar.

“Sempre disse que dedicaria a minha vida a desenvolver o legado dos meus pais, olhando para o futuro, mas aprendendo do passado, e ao serviço da empresa, dos nossos acionistas e clientes, no lugar onde considerem que faço mais falta”, afirma Marta Ortega, citada pela Fashion Network.

Já Pablo Isla, que desempenhava este cargo desde 2011 e que manterá até 31 de março de 2022, deverá abandonar o grupo têxtil. “Quero agradecer ao conselho e, muito especialmente, a Amancio Ortega, o apoio e a confiança depositada em mim durante todos estes anos. Acreditamos que é o momento de começar esta nova etapa com Marta Ortega como presidente”, disse.

O Conselho de Administração também nomeou Oscar García Maceiras, até agora secretário-geral do gigante têxtil, como CEO da empresa, sendo esta nomeação “com efeito imediato”.

Com estas alterações, que serão ratificadas na próxima assembleia de acionistas do grupo, é concluído o processo de rejuvenescimento da direção da empresa, que teve início em 2011 com a substituição de Amancio Ortega como presidente da Inditex, que se define como “uma das maiores empresas de distribuição de moda do mundo”.

Atualmente, o grupo espanhol conta com 6.654 lojas em 96 países, detendo marcas como Zara, Pull&Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius ou Oysho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marta Ortega, filha do fundador da Inditex, nomeada presidente do grupo dono da Zara

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião