Itália: Meloni diz que vai “governar para todos”

  • Lusa
  • 26 Setembro 2022

Dirigente está prestes a ser tornar na primeira mulher à frente do Governo italiano depois de o seu partido ter obtido cerca de 26% dos votos.

A líder do Irmãos de Itália (FdI), Giorgia Meloni, disse esta segunda-feira que não vai “trair” o povo italiano, afirmando que tem “uma responsabilidade” para com aqueles que votaram na coligação de direita e extrema-direita nas eleições de domingo.

“Este é um momento de responsabilidade. (…) É um momento em que, se quer fazer parte da história, deve perceber que temos uma responsabilidade para as milhões de pessoas que nos escolheram. Não vamos traí-lo, como nunca o fizemos”, disse Meloni.

A dirigente está prestes a ser tornar na primeira mulher à frente do Governo italiano depois de o seu partido ter obtido cerca de 26% dos votos. “Se somos chamados a governar a nação, vamos fazê-lo para todos, para unir o povo, valorizando o que une e não o que divide. Não estamos na linha de chegada, mas no destino final. A partir de amanhã [terça-feira], devemos mostrar o que valemos”, declarou.

Meloni disse que “lamentou” o facto de a participação dos eleitores italianos no ato eleitoral ter sido a mais baixa de todos os tempos numas legislativas. “O desafio é fazer com que as pessoas voltem a acreditar nas instituições. Muitos italianos optam por não confiar. É preciso reconstruir a relação entre Estado e cidadão”, salientou.

O FdI, que superou os seus parceiros da coligação, com a Liga, de Matteo Salvini, a ficar nos 8,9% e o Força Itália (FI), de Silvio Berlusconi, nos 8%, era o único grande partido que não fazia parte do recente Governo de unidade nacional liderado por Mario Draghi.

Segundo os resultados parciais, a coligação de direita e extrema-direita – liderada pelo FdI e que reúne ainda a Liga FI – obteve cerca de 43% dos votos nas legislativas. O bloco de centro-esquerda, liderado pelo Partido Democrático, de Enrico Letta, deverá ter 26% dos votos. O partido FdI, liderado por Giorgia Meloni, foi fundado em 2012 e tem raízes no Movimento Social Italiano (MSI), fundado pelos seguidores do ditador fascista Benito Mussolini.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Itália: Meloni diz que vai “governar para todos”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião