Salário mínimo pode perder poder de compra pela primeira vez desde 2013

  • ECO
  • 27 Setembro 2022

Se as previsões para a inflação se confirmarem, o aumento do salário mínimo não deverá ser suficiente para compensar os aumentos de preços verificados este ano.

Se as previsões para a inflação se concretizarem, os trabalhadores que recebem o salário mínimo (705 euros brutos, atualmente) vão perder poder de compra em 2022. Sem uma compensação no próximo ano, a confirmar-se, será a primeira vez desde 2013 que tal acontece, noticia o Público.

A perda dá-se porque a subida neste ano foi de 6%, mas as previsões de inflação, que pela parte do Governo apontam para 7,4% e do CFP para 7,7%, o que mostra que poderá existir uma perda de poder de compra entre 1,4% e 1,7%. Esta perda não deverá ser compensada com os aumentos do próximo ano, cuja previsão é de 6,4% (para 750 euros).

Será, assim, interrompida a tendência de crescimento que se tem registado nos últimos anos, sendo que desde 2013 o salário mínimo subiu, em média, 4,8%, representando ganhos de poder de compra acima dos 3%. Esta matéria estará em discussão em sede de concertação social, onde também se vai discutir a evolução do salário médio, que será igualmente afetada pela situação atual e a inflação que se verifica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salário mínimo pode perder poder de compra pela primeira vez desde 2013

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião