Em tempos de seca, agricultura conta 700 milhões para apoiar eficiência no uso de águapremium

A agricultura e pecuária são responsáveis por 74% da água que se consome num ano no país, de acordo com o ministério da tutela, mas ambientalistas levantam dúvidas quanto aos números do uso.

João Coimbra diz-se “sempre à procura do recurso que possa evitar gastar, ou usar da melhor forma”. É produtor de milho no Vale do Tejo, na Quinta da Cholda, e vende-o, sobretudo, para alimentação animal, mas também para consumo humano. Face às alterações climáticas e aos anos secos que se vão verificando, o objetivo é “produzir muito mais riqueza com a mesma água”. Desde que começou a fazer alterações nas suas culturas para aumentar a eficiência do uso da água, há cerca de 25 anos, a produção quase duplicou, ao mesmo tempo que diminuiu em 50% o uso de água por unidade produzida. De acordo com o ministério da Agricultura, a agricultura e pecuária são responsáveis por usar 74% da água que se consome num ano no país, ou seja, 3.390 hectómetros cúbicos (hm 3 ) dos 4557 hm 3 gastos por ano

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.