Declarações de “chairman” da ANA são “infelizes” e “desapropriadas”, diz João Leão

  • Lusa
  • 30 Setembro 2022

Chairman da ANA acusou o ex-ministro das Finanças de ter sido uma "força de bloqueio" nas obras do aeroporto de Lisboa.

O ex-ministro das Finanças João Leão considera as declarações do chairman da ANA, que o acusou de ter sido “força de bloqueio” nas obras do aeroporto, “infelizes” e “desapropriadas”, revelando, diz, “desconhecimento” sobre o processo de decisões num Governo.

“Acho estranho isso ser dito passado um ano. Acho que a ser dito deveria ter sido dito na altura. Parecem-me declarações que são infelizes e desapropriadas”, disse João Leão, numa entrevista à Lusa, que será divulgada na íntegra este sábado, quando questionado sobre as declarações do presidente do Conselho de Administração da ANA, José Luís Arnaut.

O chairman da ANA falou na terça-feira na 6.ª Cimeira do Turismo Português, quando afirmou esperar que com o novo ministro das Finanças, Fernando Medina, sejam autorizadas as obras de melhoria do aeroporto de Lisboa. “Havia uma força de bloqueio que não permitiu que nós conseguíssemos avançar com o projeto das obras — e agora espero que sejam ultrapassadas – foi o ministro Leão, do Ministério das Finanças”, disse José Luís Arnaut.

Para João Leão, tais afirmações revelam “um certo desconhecimento de como é que é um processo de tomada de decisões de um governo”. “Não corresponde ao que aconteceu”, vincou.

O antecessor de Fernando Medina defendeu que as declarações do responsável da ANA “não dignificam o cargo do responsável de uma grande empresa a nível português”, considerando que em tais funções “deve manter e procurar manter a seriedade e o sentido de responsabilidade nas suas declarações”.

José Luís Arnaut salientou, durante a sua intervenção, que a ANA é gerida “como uma PPP [parceria público-privada]”, explicando que qualquer obra de investimento que tenha a ver com a infraestrutura só pode ser feita com conhecimento e autorização no âmbito das competências da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos, “que são as Finanças”.

Aliás, “nós nomeámos os nossos representantes, o Ministério das Infraestruturas chegou a nomear os seus próprios representantes, o senhor ministro Leão, às seis cartas de pedido de nomeação de uma comissão para avançarmos para as obras do aeroporto nada disse“, apontou o gestor.

Agora, “temos um novo ministro das Finanças [Fernando Medina], temos uma nova determinação do Governo, acreditamos que agora estão reunidas as condições para que rapidamente a UTAP [Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos] se sente à mesa connosco, aprove o projeto que nós temos para melhoria do aeroporto”, rematou José Luís Arnaut.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Declarações de “chairman” da ANA são “infelizes” e “desapropriadas”, diz João Leão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião