Presidente da ANA diz que Leão foi “força de bloqueio” para avançar com obras na Portela

Presidente do Conselho de Administração da ANA - Aeroportos de Portugal acusa o ex-ministro das Finanças de ter rejeitado seis pedidos para avançar com obras de melhoria no aeroporto de Lisboa.

O presidente do Conselho de Administração da ANA – Aeroportos de Portugal acusa o ex-ministro das Finanças, João Leão, de ter sido uma “força de bloqueio” no avanço das obras de melhoria no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. José Luís Arnaut notou o “empenho” do ministro das Infraestruturas, mas apontou que João Leão rejeitou seis pedidos para avançar com as obras em causa.

“Apesar do empenho do ministro Pedro Nuno Santos, havia uma força de bloqueio que impediu que começássemos com as obras [de melhoria no aeroporto de Lisboa], que foi o ex-ministro João Leão”, afirmou José Luís Arnaut esta terça-feira, durante a VI Cimeira do Turismo Português.

O presidente do Conselho de Administração da ANA explicou que qualquer obra de infraestruturas precisa da aprovação da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos (UTAP), que está sob a tutela do Ministério das Finanças, e que, durante o mandato de João Leão, este “disse que não” às “seis cartas de pedidos” para avançar com as obras de melhoria na Portela.

Contudo, o cenário é mais otimista para a concessionária, com Fernando Medina à frente da pasta das Finanças. “Temos um novo ministro das Finanças e acreditamos que estão reunidas as condições para que a UTAP se sente connosco à mesa” para discutir formas de melhorar a eficiência do aeroporto Humberto Delgado, que está neste momento congestionado em termos de tráfego.

José Luís Arnaut afirma que “são precisas obras urgentíssimas” naquele aeroporto, para que seja possível receber mais passageiros, e diz não ter “dúvidas nenhumas” de que estas obras “vão ser feitas”. “Espero bem que possamos reunir para a semana com a UTAP para encontrar rapidamente um modelo para as obras” em questão, disse o responsável.

Na semana passada, o Governo esteve reunido com o PSD para discutir a questão da localização do novo aeroporto de Lisboa. Após esse encontro, o primeiro-ministro disse que, enquanto não há uma decisão final, serão feitas obras de melhoria do aeroporto da Portela, resultado de um acordo com a ANA, que prevê um investimento entre 200 milhões a 300 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da ANA diz que Leão foi “força de bloqueio” para avançar com obras na Portela

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião