EDP é responsável por 91% das emissões de obrigações verdes em Portugal

Desde 2018, a EDP já angariou quase 8700 milhões de euros em obrigações verdes. Hoje são já o principal instrumento de financiamento da elétrica nacional.

Há uma revolução verde a tomar conta das finanças das principais empresas. Em Portugal, essa transformação é liderada pela EDP – Energias de Portugal. Desde outubro de 2018, quando realizou a primeira emissão de dívida verde por parte de uma entidade portuguesa numa operação de 600 milhões de euros, a EDP acumula já 12 emissões obrigacionistas deste tipo. Desde então, as “green bonds” permitiram à empresa liderada por Miguel Stilwell de Andrade angariar quase 8700 milhões de euros, o equivalente a 91% do montante total emitido por entidades portuguesas.

As obrigações verdes têm vindo a ganhar uma preponderância galopante da estratégia de financiamento da EDP. Já contabilizando a emissão de 500 milhões de euros realizada na segunda-feira, as obrigações verdes representam 37% dos 22,8 mil milhões de euros da dívida total da EDP. No espaço de apenas cinco anos, estes veículos tornaram-se no principal veículo de financiamento da empresa, ultrapassando o saldo-vivo das obrigações tradicionais (7897 milhões de euros) e os empréstimos contraídos pelo grupo (6648 milhões de euros).

Estes números vão ao encontro da meta estabelecida em fevereiro do ano passado por Miguel Stilwell de Andrade para 2025, quando espera que 50% do financiamento da empresa seja gerado a partir de “green bonds” e empréstimos verdes.

Para a EDP e para todas as empresas que optam por financiar-se no mercado da dívida verde, estes títulos conferem uma série de vantagens. Desde logo, permitem alavancar a imagem da empresa no plano da sustentabilidade, pois o capital angariado através destes instrumentos tem de ser aplicado em projetos que promovam o clima e o ambiente.

No campo financeiro, as obrigações verdes, além de terem cada vez maior procura por parte dos investidores, facilitando assim a sua colocação no mercado, permitem obter custos de financiamento mais baixos. Porém, não significa que sejam imunes às oscilações das taxas de juro do mercado monetário.

Recorde-se que em março, numa emissão de 1250 milhões de euros de obrigações verdes a 7 anos, a EDP financiou-se com uma taxa de cupão de 1,875%. Na segunda-feira, numa emissão verde com maturidade em 2030, a elétrica financiou-se em 500 milhões de euros com uma taxa de 3,875%.

No plano da gestão da dívida também não é indiferente o facto de as obrigações verdes permitirem implementar com sucesso uma estratégia de alongamento da maturidade da dívida da empresa dado que, tradicionalmente, estes títulos são emitidos com datas de maturidade bastante longas.

São disso exemplo cinco obrigações verdes da EDP, num valor acumulado de 3750 milhões de euros, colocadas no mercado entre 2019 e 2021, que só vencerão para lá de 2079. Em contrapartida, a obrigação tradicional da elétrica com a data de maturidade mais longa é 10 de junho de 2029.

Estrutura da dívida da EDP

Cerca de 37% dos quase 23 mil milhões de euros que a EDP tem de dívida foram financiados por obrigações verdes emitidas entre 2018 e 2022.

São cada vez mais as empresas a aderir às obrigações verdes

Nos últimos cinco anos, juntaram-se à EDP várias outras empresas no caminho da transformação verde. É disso exemplo o grupo Pestana e a Sociedade Bioelétrica do Mondego (participada do grupo Altri) em 2019, a Corticeira Amorim em 2020, a Greenvolt, a REN e a Sonae Capital em 2021 e já este ano a Caixa Geral de Depósitos.

No universo do financiamento verde, além das obrigações há ainda espaço para os “empréstimos verdes”. São instrumentos de financiamento semelhantes às obrigações verdes, na medida em que o capital servirá para financiar “projetos verdes” elegíveis, mas são concedidos por entidades bancárias.

Segundo dados da Reuters, desde 2018 que foram concedidos quase 4 mil milhões de euros em empréstimos verdes por parte de entidades portuguesas. Uma das operações mais relevantes foi a linha de financiamento de 700 milhões de euros para a construção da fábrica de lítio Aurora, que resulta de uma joint-venture entra a Galp e os suecos da Northvolt.

A transformação verde nas finanças das empresas está a dar passos positivos. Este ano, em Portugal, já foram emitidos mais de 1500 milhões de euros em obrigações verdes e mais de 660 milhões em empréstimos verdes. Mas é preciso fazer mais, a começar pelo Estado que, ao contrário do que acontece na Europa, tem-se mantido arredado da emissão de obrigações verde.

A transição energética nas mãos dos Estados e das “green bonds”

O mercado dívida nacional é predominantemente denominado pelo Estado. De acordo com dados da Reuters, nos últimos cinco anos, em média, dois terços das emissões obrigacionistas foram realizadas pelo Estado, e nenhuma das obrigações soberanas colocadas teve o carimbo verde ou da sustentabilidade.

Em Portugal, as obrigações verdes têm sido veículos exclusivamente utilizados pelas empresas para obterem financiamento nos mercados internacionais. O Estado, por opção, tem-se mantido afastado deste universo.

Este ano já foram realizadas 1326 emissões de obrigações verdes por todo o mundo que geraram mais de 375,5 mil milhões de euros em financiamento para empresas e Estados. É o segundo valor mais elevado desde 1998, sendo apenas superado pelos números do ano passado, quando foram realizadas 2079 operações deste género que financiaram quase 550 mil milhões de euros, o equivalente a 2,4 vezes o PIB de Portugal.

Na frente do pelotão das emissões de obrigações verdes volta a estar, pelo segundo ano consecutivo, a China e a Alemanha, acumulando até ao momento 69 mil milhões e 64 mil milhões de euros de financiamento angariado, respetivamente. Porém, a maior emissão verde realizada este ano foi protagonizada pela Itália em abril, através de uma emissão de 6 mil milhões de euros com maturidade em 2035 e uma taxa de cupão de 4%.

Os Estados são de longe os principais emissores de obrigações verdes. No ano passado, por exemplo, as oito maiores emissões foram todas realizadas por países europeus, com destaque para a emissão de 17 mil milhões de euros da União Europeia realizada a 19 de outubro de 2021. Esta emissão conta com uma taxa de cupão de 0,4% e uma maturidade a 4 de fevereiro de 2037. Atualmente está a negociar com uma yield de 1,6%.

As emissões verdes soberanas europeias são realizadas ao abrigo dos “Princípios das Obrigações Verdes”, definidos em 2018 pela International Capital Market Association (ICMA) e, tanto quanto possível, alinhadas com o projeto “EU Green Bond Standard”. Isto faz com que os Estados se comprometam a utilizar o dinheiro angariado com estas obrigações para financiar projetos que promovam um ou mais objetivos ambientais no quadro do “EU Sustainable Finance Taxonomy”, atualmente em discussão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP é responsável por 91% das emissões de obrigações verdes em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião