FC Porto sai do fair-play financeiro com lucro de 20,8 milhões na época 2021/2022

SAD dos dragões garante resultado líquido que permite saída do regime do fair-play financeiro. Vendas de jogadores foram determinantes para resultado.

A SAD do FC Porto terminou a época de 2021/2022 com lucros de 20,765 milhões de euros. O resultado permite aos dragões saírem da regra do fair-play financeiro da UEFA. As vendas de jogadores foram determinantes para este desempenho.

“Cumpridas estas regras, o FC Porto fica definitivamente fora das regras do fair-play financeiro. Foram quatro anos de exigências. O acordo com a UEFA foi integralmente cumprido. Deixamos de ter quaisquer constrangimento neste sentido”, assinalou o administrador executivo da SAD, Fernando Gomes, durante a sessão de apresentação de resultados.

Os lucros de 20,765 milhões de euros ficaram 7,73% acima do desempenho da época de 2020/2021, segundo o comunicado divulgado nesta terça-feira junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O FC Porto fica definitivamente fora das regras do fair-play financeiro. Foram quatro anos de exigências. O acordo com a UEFA foi integralmente cumprido. Deixamos de ter quaisquer constrangimento neste sentido

Fernando Gomes

Administrador executivo da SAD do FC Porto

Para deixar de estar sob a alçada da regra do fair-play financeiro da UEFA, o clube tinha de apresentar um lucro igual ou superior a 10,2 milhões de euros. Em setembro, a SAD dos dragões já tinha comunicado que ia superar as metas de equilíbrio financeiro relativas aos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022, na sequência de uma investigação reaberta pela Primeira Câmara do Comité de Controlo Financeiro de Clubes.

Caso não o acordo não fosse cumprido, o FC Porto arriscava a sua exclusão das competições europeias nas próximas três épocas.

As vendas de jogadores foram determinantes para este resultado. Entre julho de 2021 e junho de 2022, a SAD do FC Porto vendeu jogadores como Luis Díaz (por 47 milhões de euros, ao Liverpool), Vitinha (por 41,5 milhões, ao PSG) e Fábio Vieira (por 35 milhões, ao Arsenal).

“Há dois fatores absolutamente essenciais para resultados positivos no FC Porto: tem de ter acesso à Liga dos Campeões e tem de vender bem. Isto aconteceu mais uma vez na época passada”, salientou Fernando Gomes.

Preços dos bilhetes e camarotes ficam congelados

A época de 2022/2023 arrancou num contexto de forte inflação, com os preços em geral a subirem mais de 9%, máximo de três décadas. Apesar de reconhecer que “a inflação tem alguns custos”, Fernando Gomes adiantou que “os preços dos camarotes e dos bilhetes não vão aumentar“.

Nas contas do FC Porto, a inflação implica uma subida dos custos energéticos e de funcionamento “na proporção” da taxa de inflação”. O clube também não vai ter mais receitas com a participação nesta época na Liga dos Campeões porque “os valores já estavam definidos antes da época”.

Fernando Gomes, administrador da SAD do FC PortoPaula Nunes/ECO

Para as contas da época de 2022/2023, a SAD do FC Porto conta que a equipa de futebol chegue aos oitavos de final da Liga dos Campeões. “O melhor desempenho nas contas depende de quão longe iremos na competição. Se isso não acontecer, poderemos ter prejuízo”, sinalizou o administrador executivo.

Atualmente, a equipa está na segunda posição do grupo B, empatada com o Atlético de Madrid (Espanha) e o Bayer Leverkusen (Alemanha), todos com três pontos. Com metade dos seis jogados já disputados, o grupo é liderado pelos belgas do Club Brugge.

Novo acionista como no SC Braga “não é provável”

Esta segunda-feira, a Qatar Sports Investments, proprietária do clube francês Paris Saint-Germain, comprou quase 22% da SAD do Sporting Clube de Braga. Quando questionado se situação semelhante poderia ocorrer com a SAD do FC Porto, o administrador executivo considerou que o cenário “não é provável”.

O FC Porto detém 75,99% das ações, controlando totalmente as atividades da sua SAD — há ainda 7,34% de capital social nas mãos de António Oliveira e 6,68% nas mãos de Joaquim Oliveira (via Olivedesportos). Ou seja, “só com o consentimento da administração e a aprovação de uma assembleia-geral” é que a participação do clube na SAD poderia diminuir.

Durante a apresentação de resultados, Fernando Gomes assinalou que as vendas de produtos do clube, como as camisolas,têm um valor ainda baixo“, tendo representado 7,929 milhões de euros de receitas na época passada. Para dinamizar o mercado do merchandising, “há um projeto de modernização do site para melhorar a acessibilidade das vendas”. “É um desafio imenso, que está sobre carris”, referiu o administrador.

FC Porto tem negociações em curso para o “naming” do estádio do Dragão

O clube nortenho está também a procurar novas formas de aumentar as receitas publicitárias, através de um patrocinador para o Estádio do Dragão. A pandemia suspendeu as negociações com uma empresa, mas o processo está em andamento. “Há algumas hipóteses em cima da mesa e é provável que venha a acontecer. É, sem dúvida, uma ajuda para o equilíbrio das nossa contas”, concluiu o administrador.

Na época 2021/2022, as receitas de publicidade foram de 25,92 milhões de euros, acima dos 21,46 milhões de euros da época 2019/2020 e dos 22,855 milhões de euros da época de 2018/2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FC Porto sai do fair-play financeiro com lucro de 20,8 milhões na época 2021/2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião