Tráfego aéreo no verão ficou a 4,4% dos níveis de 2019. Portugal recupera mais rápido que a Europa

O tráfego aéreo controlado pela NAV Portugal cresceu 52,3% durante o verão, face ao ano anterior, ficando muito próximo do registado em 2019. Nos Açores a diferença é mínima.

O verão foi de forte recuperação no tráfego aéreo controlado pela NAV Portugal, com o número de movimentos a aumentar 52,3% face ao ano anterior e a ficar a apenas 4,4% do registado no último ano antes da pandemia. Nas últimas semanas, o tráfego ficou mesmo acima de 2019.

Setembro confirmou a tendência de melhoria, com o número de movimentos controlados nas regiões de informação de voo de Lisboa (que cobre todo o Continente e a Madeira) e Santa Maria (que cobre os Açores) a aumentar 37,7% face ao mesmo mês do ano passado. O tráfego aéreo ficou a apenas 5% do registado no mesmo período de 2019.

Olhando para o conjunto dos meses de verão (junho a setembro), que correspondem à época alta, foram movimentados 284 mil voos nas duas regiões, mais 52,3% do que no ano passado. A diferença face a 2019 é de 13 mil voos ou 4,4%. Um desempenho superior ao registado no conjunto da Europa.

Eamonn Brennan, diretor-geral da Eurocontrol, fez, na segunda-feira, uma publicação no Twitter onde afirma que “este verão foi particularmente turbulento, com o tráfego a cair 13% em relação a 2019 e a pontualidade a ser pior”. Um terço dos voos teve atrasos superiores a 15 minutos.

Na Região de informação de Voo (RIV) de Lisboa, o número de movimentos no verão ficou 5,4% abaixo do registado no pré-pandemia, enquanto na de Santa Maria a diferença é de apenas 0,5%. A tendência de recuperação parece estar a acelerar, já que nas duas últimas semanas de setembro e na primeira de outubro, o tráfego em Lisboa foi superior ao de 2019, segundo indicou a NAV, ao ECO.

No acumulado do ano, até setembro, foram controlados 450.494 voos na RIV de Lisboa, menos 8,6% do que no mesmo período de 2019. Na RIV de Santa Maria, o tráfego acumulado até setembro (121.620 voos) foi 3,8% inferior.

Os dados de tráfego da NAV incluem, além dos voos que aterram nos aeroportos portugueses, também as rotas que sobrevoam o espaço aéreo nacional, como as ligações entre o norte da Europa e as Canárias ou as que ligam Madrid e o Brasil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tráfego aéreo no verão ficou a 4,4% dos níveis de 2019. Portugal recupera mais rápido que a Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião