Amortização dos créditos à habitação sobe 30%
Em causa estão 132.375 reembolsos de créditos à habitação, num total de 5,7 mil milhões de euros, de acordo com os dados do Banco de Portugal. Deste total, a maioria diz respeito a reembolsos totais.
No ano passado, os portugueses amortizaram mais de 5,7 mil milhões de euros de créditos à habitação, o que representa um aumento de 30% face a igual período de 2020 e de 19% face a 2019, escreve o Jornal de Notícias (acesso condicionado).
Em causa estão 132.375 reembolsos de créditos à habitação, num total de 5,7 mil milhões de euros, de acordo com os dados do Banco de Portugal. Deste total, a maioria (5,3 mil milhões) diz respeito a reembolsos totais, em que o crédito ficou liquidado (cerca de 89 mil contratos). Já os restantes 400 milhões são reembolsos parciais.
Ao Jornal de Notícias, Nuno Rico, economista da Deco Proteste, explica que esta situação se deve a alguma liquidez gerada pelas famílias na pandemia, somada à expectável subida das taxas de juro. Recorde-se que em 2021 a Euribor a seis meses ainda estava em valores negativos, mas já se antecipava que a política de juros baixos iria inverte-se, situação que neste caso sucedeu em junho de 2022.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Amortização dos créditos à habitação sobe 30%
{{ noCommentsLabel }}