Juro dos novos créditos à habitação ultrapassa os 2% pela primeira vez desde maio de 2016

Os bancos concederam 1.205 milhões de euros às famílias para a compra de habitação própria permanente, montante que caiu face ao mês anterior.

A taxa de juro média dos novos créditos à habitação subiu para 2,01% em agosto, ultrapassando os 2% pela primeira vez desde maio 2016, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) esta terça-feira. Por outro lado, o montante concedido pelos bancos às famílias para a compra de casa caiu para 1.205 milhões de euros.

“Em agosto, os bancos concederam 1.855 milhões de euros de novos empréstimos aos particulares, menos 111 milhões de euros do que em julho“, indica o BdP. Foram 1.205 milhões de euros de crédito à habitação, 478 milhões de euros de crédito ao consumo e 171 milhões de euros de crédito para outros fins, valores que comparam com, respetivamente, 1.348, 454 e 163 milhões de euros em julho.

A instituição liderada por Mário Centeno indica que a taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação subiu para 2,01% (1,88% em julho), enquanto nos novos empréstimos ao consumo, a taxa de juro média aumentou para 7,93% (7,88% em julho).

Já a taxa de juro média do stock de empréstimos à habitação continua a aproximar-se da média da área do euro, fixando-se em 1,32%. “Em Portugal a grande maioria dos empréstimos à habitação têm taxa de juro indexada às taxas Euribor a 6 meses ou a 12 meses, o que implica que as taxas de juro dos contratos de empréstimos são revistas a cada 6 ou 12 meses, respetivamente”, pelo que “as variações da Euribor transmitem-se mais rapidamente ao stock de empréstimos à habitação em Portugal do que para a média da área do euro”, explica o BdP.

Quanto às empresas, o montante de novos empréstimos foi de 1.297 milhões de euros, menos 173 milhões de euros do que no mês anterior. “Uma análise por escalão de montante mostra que foram emprestados 820 milhões de euros nos empréstimos até 1 milhão de euros (920 milhões de euros em julho) e 478 milhões de euros nos empréstimos acima de 1 milhão de euros (550 milhões de euros em julho)”, diz o BdP.

A tendência na taxa de juro média dos empréstimos às empresas também foi de subida, sendo que voltou a aumentar e fixou-se em 2,75% (2,63% em julho).

Depósitos das famílias aumentam em agosto

O banco central divulga também dados relativos aos depósitos, que mostram que os particulares fizeram depósitos de 4.124 milhões de euros, mais 270 milhões do que em julho, com a taxa de juro média a baixar para 0,07%.

“Do montante de novos depósitos constituídos em agosto, 87% foi aplicado em depósitos a prazo até 1 ano, cuja taxa de juro média foi igualmente de 0,07%”, indica o Banco de Portugal.

Já os novos depósitos de empresas totalizaram 801 milhões de euros em agosto, dos quais 758 foram aplicados em depósitos a prazo até 1 ano, remunerados a uma taxa de juro média de 0,09%.

(Notícia atualizada às 11h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juro dos novos créditos à habitação ultrapassa os 2% pela primeira vez desde maio de 2016

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião