João Massano apresenta recandidatura a líder dos advogados de Lisboa

Estarão também presentes os seus mandatários de campanha, José António Barreiros e Luís Laureano Santos, bem como as duas mandatárias para a Juventude, Joana Zagury e Matilde Nobre Pinto Branco.

João Massano, advogado e atual presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, que é recandidato ao cargo nas próximas eleições para os órgãos da Ordem dos Advogados, vai realizar uma sessão pública de apresentação da sua lista.

O evento vai ter lugar na próxima terça-feira, dia 18 de outubro, pelas 18h00, nas instalações do Conselho Regional de Lisboa e vai contar com a presença dos 20 profissionais que fazem parte da sua lista de candidatura “JUNTOS PODEMOS MAIS”.

Na ocasião, estarão também presentes os seus mandatários de campanha, José António Barreiros e Luís Laureano Santos, bem como as duas mandatárias para a Juventude, Joana Zagury e Matilde Nobre Pinto Branco.

Na altura do anúncio da candidatura, em Junho, João Massano defendeu que se candidata com base em quatro valores principais: “ser um candidato pela positiva, candidatando-se pelo programa que apresenta e não contra outros candidatos, ser um candidato independente e autónomo de qualquer outra candidatura nacional nas próximas eleições, ser uma candidatura regional na forma mas de abrangência nacional no seu programa, por considerar que os temas que defende importam a toda a classe; E ser uma candidatura que representa o advogado em prática individual, dando expressão ao trabalho de tantos colegas, quase sempre invisíveis e desconsiderados”.

Das linhas gerais da candidatura fazem parte ideias como “melhorar a reputação da classe, promover a união da classe, modernizar o exercício da profissão, combater a procuradoria ilícita, exigir uma remuneração justa dos serviços prestados pelos advogados inscritos no sistema de acesso ao direito, construir uma proteção social com futuro para os advogados promovendo a concretização da decisão tomada em referendo, aproximar o cidadão da justiça pela via económica, promovendo junto das autoridades a necessidade de melhoria do apoio judiciário e defendendo a urgência de construir um sistema de custas justo.

João Massano fez ainda questão de explicar as razões que o levaram a não se candidatar, agora, a Bastonário da Ordem dos Advogados, cargo ao qual já tinha admitido estar a ponderar a possibilidade de uma candidatura. Defendeu que grande parte do projeto que se tinha proposto fazer no CRL ficou incompleto, por força da pandemia, e que quer ver esse trabalho concluído.
Por outro lado, tendo iniciado a sua prática individual no início de 2021, considerou não ser o momento certo para uma candidatura nacional (que, se ganhadora, lhe exigiria dedicação exclusiva), numa altura em que o seu escritório – que está numa fase emergente – e as pessoas que o acompanham necessitam da sua dedicação alargada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

João Massano apresenta recandidatura a líder dos advogados de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião