Meloni ameaça deixar cair governo se aliados não apoiarem Ucrânia
Em reação à polémica de Berlusconi, Meloni garantiu que irá desistir da coligação governamental caso os aliados não se comprometam a apoiar a Ucrânia, em linha com a União Europeia e NATO,
Giorgia Meloni, a vencedora das últimas eleições legislativas em Itália, e uma das partes envolvidas na formação do próximo governo, garantiu que irá desistir da coligação caso os aliados não se comprometam a apoiar a Ucrânia, avançou esta quinta-feira a Bloomberg (acesso condicionado).
“Pretendo liderar um governo com uma política externa clara e inequívoca. A Itália é plena e orgulhosamente parte da Europa e da NATO”, disse a líder do partido Irmãos da Itália. “Quem não concordar com esse princípio fundamental não poderá fazer parte do governo, mesmo que o preço a pagar seja não formar governo”, esclareceu Meloni.
Giorgia Meloni lidera a coligação de direita composta pelo seu partido Irmão de Itália, o Forza Italia de Silvio Berlusconi e o partido Liga de Matteo Salvini. As declarações de Meloni surgem após ter sido revelado um áudio onde Berlusconi admite ter trocado presentes e correspondência com o presidente russo, Vladimir Putin, além de culpar o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, pela invasão russa.
Após uma vitória nas legislativas de 25 de setembro, é agora esperado que o novo Governo italiano tome posse já a 26 de outubro. O coordenador do Forza Italia, Antonio Tajani, já ressalvou esta quinta-feira, em reunião do Partido Popular Europeu (PPE), que tanto o partido como Berlusconi apoiam firmemente a NATO e são contra a invasão da Ucrânia pela Rússia.
“Estou aqui para confirmar, mais uma vez, a posição do meu partido, a minha posição pessoal e a posição do líder do meu partido, que é totalmente a favor da NATO e das relações transatlânticas, a favor da Europa e contra a inaceitável invasão da Rússia na Ucrânia”, disse Antonio Tajani. Berlusconi delegou ao coordenador a tarefa de transmitir esta mensagem, justificando a sua ausência com as consultas para a formação do Governo, com o Presidente italiano Sergio Mattarella.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Meloni ameaça deixar cair governo se aliados não apoiarem Ucrânia
{{ noCommentsLabel }}