Caixa paga 5,75% em emissão de 500 milhões de dívida verde
O banco público obteve 500 milhões numa emissão verde dívida sénior preferencial. Custo duplicou face à anterior operação comparável.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) obteve 500 milhões de euros em títulos verdes de dívida sénior preferencial, pelos quais vai pagar uma taxa de 5,75%. Esta foi a segunda emissão deste tipo. Na anterior pagou metade do que pagou agora, reflexo da subida dos juros nos últimos meses. Os fundos visam reforçar a almofada do banco contra perdas inesperadas.
Os títulos da emissão concluída esta segunda-feira têm a maturidade de seis anos e o banco público pode fazer o reembolso antecipado ao fim de cinco anos, segundo adianta em comunicado enviado ao mercado.
A primeira emissão deste tipo foi realizada a 22 de junho deste ano, com o banco liderado por Paulo Macedo a financiar-se em 300 milhões de euros com uma obrigação com maturidade a 15 de junho de 2026 pela qual pagou 2,875%. Atualmente, estes títulos estão a negociar com uma yield de 4,8%.
Esta emissão foi colocada exclusivamente junto de investidores institucionais. A Caixa dá conta de 138 ordens dadas, com a procura a superar os 1,6 mil milhões de euros, três vezes mais do que a oferta disponível, o que permitiu aliviar o spread da operação.
Os 500 milhões de euros em títulos foram colocados sobretudo no Reino Unido (22%), França (21%), Alemanha (18%), Portugal (17%) e Espanha (9%), tratando-se na sua maioria fundos de investimento e fundos de pensões. Por outro lado, 70% dos investidores são ESG.
O banco acrescenta que emissão se insere no plano de financiamento definido para o cumprimento dos requisitos de MREL (Minimum Requirements for own funds and Eligible Liabilities), que obriga os bancos europeus com importância sistémica a constituir uma almofada financeira adicional para fazer face às dificuldades.
No caso de haver perdas, estes instrumentos são absorvidos para restaurar o respetivo capital do banco.
A Caixa tem atualmente um saldo-vivo de 5,9 mil milhões de euros de obrigações. De acordo com a Reuters, 93% deste montante irá vencer nos próximos cinco anos, sendo que em 2023 estão previstos vencerem apenas 11,8 milhões de euros (cerca de 0,20% da dívida total).
(Notícia atualizada às 19h18 com comunicado da Caixa na CMVM)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Caixa paga 5,75% em emissão de 500 milhões de dívida verde
{{ noCommentsLabel }}