“Pela primeira vez temos uma crise que congrega várias gerações”, diz Centeno

Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, refere que cerca de 40% da população portuguesa nunca tinha vivido uma situação de elevadas pressões inflacionistas.

Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, refere que vivemos atualmente uma “mudança do ciclo económico, financeiro e monetário que nos traz desafios e preocupações.”

No decorrer da sessão solene da “Semana da Formação Financeira 2022”, promovida pelo Banco de Portugal esta terça-feira, que teve lugar no Museu do Dinheiro, em Lisboa, Centeno salienta que, “pela primeira vez, vivemos uma crise que congrega várias gerações”, salientando que “40% da população portuguesa ainda não tinha passado por momentos de inflação”, igual ou semelhante ao período que estamos a passar atualmente.

O governador do Banco de Portugal destaca ainda que a melhor forma de enfrentar os desafios que a crise coloca a famílias e empresas passa por todos estarem preparados e isso significa “apostar na formação”, particularmente na educação financeira. “A formação financeira é importante para promover uma sociedade mais inclusive e menos desigual”, refere Centeno.

Segundo Centeno “cidadãos com mais literacia financeira contribuem para uma economia mais resiliente”, sublinhando ainda que tanto “o sistema financeiro beneficia com consumidores com mais conhecimento sobre os produtos financeiros”, como também os mercados conseguem alcançar o equilíbrio com com maiores níveis de literacia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Pela primeira vez temos uma crise que congrega várias gerações”, diz Centeno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião