EDP Renováveis garante estar a superar previsões do plano de negócios. “Estamos confortáveis”
Miguel Stilwell garante que o plano de negócios da energética está "completamente financiado", estando previsto para o próximo ano um aumento de 4 GW na capacidade de energia instalada.
A EDP Renováveis revelou que está a “superar” as previsões relativamente à execução do plano de negócios. Segundo Miguel Stilwell d’Andrade, o plano de negócios da energética portuguesa está “completamente financiado”, estando previsto para o próximo ano um aumento de 4 gigawatts (GW) na capacidade de energia instalada.
“Estamos confortáveis, neste momento“, começou por garantir o CEO durante uma chamada com analistas, esta quarta-feira, na sequência da divulgação dos resultados da EDP Renováveis dos últimos nove meses. “Temos, a curto prazo, por vezes, volatilidade e dívida, de trimestre para trimestre, mas precisamos pensar a médio prazo. Nesse sentido, enquanto estivermos a cumprir com o nosso plano de negócios, tanto em termos de EBITDA [resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações] como de dívida líquida, não nos devemos preocupar muito com a volatilidade trimestral. Temos um plano de negócios totalmente financiado”, frisou.
Dos 20 gigawatts (GW) de capacidade previstos para serem instalados até 2025, a EDP Renováveis revela que 40% estão já instalados ou encontram-se em construção, ao passo que 10,8% dos projetos estão já assegurados. Ao todo, a EDP Renováveis já cumpriu 55% do plano previsto para os próximos três anos.
Questionado sobre a instalação anual, Miguel Stilwell garantiu que, até ao final do ano, para além dos 4,3 GW já em execução, estão previstos serem instalados mais 2 GW de capacidade — estando 700 megawatts (MW) já em desenvolvimento e outros 1,3 GW em construção. Até ao momento, as previsões indicam que sejam instalados mais de 4 GW no próximo ano, valor que deverá ser replicado todos os anos doravante.
De acordo com os resultados divulgados esta quarta-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP Renováveis obteve nos primeiros nove meses do ano um resultado líquido positivo de 416 milhões de euros, mais 181% do que em igual período de 2021. No mesmo documento, dão conta de que conseguiram aumentar a receita até setembro em 46% para 1,74 mil milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP Renováveis garante estar a superar previsões do plano de negócios. “Estamos confortáveis”
{{ noCommentsLabel }}