Fábrica de unicórnios em Lisboa começa a ‘voar’. Quer apoiar mais de 20 scaleups por ano

Primeira fase arranca no início de 2023, com a execução de dois novos programas: Scaling Up Program e Soft Landing Program, cujas candidaturas abrem já nesta edição da Web Summit.

Investir oito milhões de euros no apoio à inovação e empreendedorismo, em conjunto com o setor privado, apoiar mais de 20 scaleups por ano e duplicar o número anual de novos projetos no conjunto das startups e scaleups em Lisboa são alguns dos objetivos da Unicorn Factory Lisboa, apresentada esta quinta-feira por Carlos Moedas, no Hub Criativo do Beato. A primeira fase arranca no início de 2023, com a execução de dois novos programas: Scaling Up Program e Soft Landing Program, cujas candidaturas abrem já nesta edição da Web Summit.

“Lisboa precisa de mais unicórnios, de grandes empresas, porque estas empresas vão criar os empregos do futuro, gerar riqueza, alavancar a economia e renovar a cidade”, diz Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, sobre o porquê do arranque da Fábrica de Unicórnios, uma promessa eleitoral que teve agora apresentação pública.

Marca chapéu, que agrega a Startup Lisboa e o Hub Criativo do Beato, a Unicorn Factory Lisboa, tem como slogan “It’s only a myth until you make it true”, e é uma plataforma de programas e hubs que visa apoiar startups e scaleups para ganharem escala global e, eventualmente, atingir o patamar “unicórnio”, isto é, uma avaliação de mil milhões de dólares.

Com a Unicorn Factory Lisboa a autarquia tem como objetivo aumentar a sua atratividade para a instalação de empresas na cidade, projeto sob a liderança da Startup Lisboa, organização que, desde o seu arranque há dez anos, já incubou mais de 400 startups, que criaram 4.500 postos de trabalho e levantaram 340 milhões de euros de investimento.

“Somos facilitadores. Estamos diariamente empenhados em apoiar e ligar os fundadores a pessoas e entidades importantes para os seus negócios, capacitando e facilitando o acesso ao investimento, mentores, parceiros e potenciais clientes. Fizemo-lo durante uma década na Startup Lisboa para projetos numa fase inicial e hoje concretizamos a maior evolução estratégica, reforçando o papel da AIEL e da Startup Lisboa ao potenciar a ajuda a startups, a apoiar scaleups a crescer e internacionalizarem-se, e a atrair scaleups internacionais para a cidade, colaborando e desenvolvimento todo o ecossistema”, diz Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa e da Startup Lisboa, citado em nota de imprensa.

A primeira fase do projeto arranca já no início do próximo ano, com a execução de dois novos programas.

  • Scaling Up Program: o primeiro programa de sempre em Lisboa especializado em fornecer, por ano, a mais de 20 scaleups de elevado potencial o apoio necessário para “desbloquear e maximizar o seu potencial de crescimento”. Com duração de oito meses, o programa tem como parceiros estratégicos a Google, Galp, Delta Cafés, Cuatrecasas, Fidelidade, BPI e PwC, aos quais se juntam mais de 25 outros parceiros.
  • Soft Landing Program: desenhado para “proporcionar as ferramentas práticas, a informação e os recursos”, para simplificar o “processo de mudança, ou a expansão de operações para Lisboa, de startups e scaleups internacionais”. A PwC, CCA Law e a estrutura Made of Lisboa, do Município de Lisboa, são os parceiros do programa.

Através dos dois novos programas, que abrem candidaturas durante a Web Summit, a Unicorn Factory Lisboa “promove mais de mil oportunidades de parcerias e sinergias”, dando acesso a mais de 30 parceiros empresariais e a mais de 20 investidores.

O projeto passa ainda pelo desenvolvimento de uma rede hubs e “programas em áreas tecnológicas de elevado potencial, em colaboração com outras incubadoras, unicórnios e empresas com uma forte componente de inovação, que inclui o Hub Criativo do Beato”, a ser construído na antiga Manutenção Militar (complexo fabril do Exército Português), em Lisboa.

A identidade da Fábrica dos Unicórnios foi criada pela agência Tux&Gill, que assina também a campanha de lançamento. It’s only a myth until you make it true” é o claim.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fábrica de unicórnios em Lisboa começa a ‘voar’. Quer apoiar mais de 20 scaleups por ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião