Direto “Vamos chegar ao fim do ano com exportações a representar 49% do PIB”, adianta ministro da Economia

A proposta de OE023 foi aprovada com votos a favor do PS, abstenção de PAN e Livre e votos contra do PSD, Chega, IL, PCP e BE. À saída, Costa diz que é "um bom instrumento para responder à crise".

A proposta de Orçamento do Estado para 2023 foi aprovada, na generalidade, com os votos a favor do PS, abstenção de PAN e Livre e votos contra do PSD, Chega, IL, PCP e BE. À saída, Costa destacou que o documento é “um bom instrumento para responder à crise”.

O documento baixa agora à especialidade, com a apreciação a arrancar a 28 de outubro, marcada pela audição dos vários ministros e outras entidades, ao passo que a discussão do Orçamento na especialidade inicia-se a 21 de novembro e prolonga-se até 25 de novembro, sendo que nesse dia decorre a votação final global.

Nos dois dias de discussão, a resposta do Governo aos efeitos da inflação esteve no centro do debate, com o primeiro-ministro a assegurar que ia avançar a taxa sobre os lucros extraordinários não só sobre as energéticas mas também sobre a distribuição. Adiantou também que será aprovado o diploma que obriga os bancos a renegociar contratos de crédito à habitação quando os juros “subam além do teste de stress”. Esta quinta-feira, o ministro da Economia adiantou ainda que Portugal vai “chegar ao fim do ano com exportações a representar 49% do PIB”.

Além disso, e apesar da maioria absoluta do PS, o Governo sinalizou abertura para dar “luz verde” a algumas medidas de outros partidos, em particular do Livre e do PAN, partidos que se abstiveram na votação na generalidade do documento.

Reveja aqui o segundo dia de debate:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Vamos chegar ao fim do ano com exportações a representar 49% do PIB”, adianta ministro da Economia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião