Não recebeu o cheque de 125 euros? Segurança Social envia por vale postal

  • ECO
  • 1 Novembro 2022

Segurança Social indica que pagamento do apoio a 1,6 milhões de beneficiários foi “efetuado preferencialmente por transferência bancária e enviado por vale postal para os restantes”.

A Segurança Social assegura que no início da semana passada, no dia 24 de outubro, “garantiu o pagamento do apoio extraordinário a titulares de rendimentos e prestações sociais a cerca de 1,6 milhões de pessoas”, de acordo com a informação prestada ao ECO pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

“O pagamento do apoio via Segurança Social foi efetuado preferencialmente por transferência bancária, para todos os beneficiários com IBAN registado, e enviado por vale postal para os restantes”, referiu a mesma fonte oficial do Ministério tutelado por Ana Mendes Godinho, sem detalhar o número de casos em que teve o mesmo problema identificado pelo Fisco.

Em causa está o apoio de 125 euros e de 50 euros por descendente para mitigar o impacto da inflação. No caso das pessoas que recebem subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego, subsídios de doença, rendimento social de inserção (maiores de 18 anos), prestação social para a inclusão, complemento solidário para idosos (caso não recebam pensão) e subsídio de apoio ao cuidador informal, o apoio é pago pela Segurança Social.

Foi também da Segurança Social a responsabilidade de pagar os 50 euros atribuídos aos dependentes no caso das crianças nascidas entre janeiro e setembro de 2022, cujos pais tenham recebido prestação de parentalidade.

Já no caso de titulares de rendimentos — a medida abrange quem tem um rendimento bruto até 2.700 euros por mês –, o pagamento é efetuado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e já ultrapassou a fasquia dos quatro milhões de pagamentos. Num comunicado divulgado na segunda-feira, a AT disse já ter feito “cerca de 85%” dos pagamentos que prevê pagar no âmbito da medida. (Pode consultar aqui o estado do seu pagamento, no Portal das Finanças).

Segundo as Finanças, a primeira fase das transferências vai terminar com o processamento de mais 700 mil pagamentos, um trabalho “que se encontra em curso”. “Há, ainda, cerca de 120 mil ordens de pagamento que foram rejeitadas por terem IBAN inválidos no Portal das Finanças, um número inferior ao do início desta operação”, avança a AT.

Na mesma nota, indica que foram “atualizados cerca de 2,1 milhões de IBAN no Portal das Finanças desde o início de setembro”. “A AT continuará a fazer sucessivas tentativas de transferência destes apoios extraordinários ao rendimento ao longo dos próximos seis meses, pelo que os contribuintes que ainda não o fizeram deverão verificar e/ou atualizar o seu IBAN no cadastro do Portal das Finanças”, recomenda.

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