Portuguesa Sensei desenvolve primeiro supermercado sem caixas no Brasil

Acordo com o brasileiro Grupo Muffato representa a entrada da scaleup portuguesa no mercado da América Latina.

A Sensei desenvolveu o primeiro supermercado sem caixas no Brasil e na América Latina para o Grupo Muffato, a sexta maior cadeia de supermercados do Brasil. A Moffato Go em Curitiba marca a primeira expansão da scaleup portuguesa fora da Europa. O anúncio surge depois de ser conhecido que a empresa, por trás da loja sem caixas do Continente em Lisboa, era a primeira a juntar-se ao programa de scaleups da Unicorn Factory Lisboa.

“Entrar no Brasil, um dos maiores mercados de retalho em todo o mundo, é um marco decisivo na expansão da Sensei. Estamos entusiasmados com o impacto que podemos gerar ao trazer um novo nível de conveniência para os consumidores das lojas neste país, e de toda a região da América Latina, através da tecnologia autónoma. É uma honra fazer esta parceria com o Grupo Muffato e abrir ao público aquele que é o primeiro supermercado totalmente autónomo no Brasil”, diz Vasco Portugal, CEO e cofundador da Sensei, em comunicado.

Localizada em Curitiba, no Paraná (Brasil), a loja Muffato Go permite, através da tecnologia desenvolvida pela Sensei, uma experiência de compra sem caixas, self-scanning ou checkout. “Os clientes apenas têm de descarregar a aplicação do Grupo Muffato, que gera um QR Code que lhes permite entrar na loja, recolher os produtos que pretendem e sair sem ter que passar numa caixa ou estar numa fila”, refere nota de imprensa.

Usando uma rede de sensores — espalhados pela loja de 250 metros quadrados — e com recurso à Inteligência Artificial (IA) a Sensei acompanha os produtos que cada cliente seleciona e devolve ao longo da sua jornada de compra. A cobrança é feita automaticamente aos clientes quando saem da loja. O anonimato dos clientes é mantido.

“A nossa nova loja Muffato Go é um enorme passo para o retalho no Brasil. A tecnologia pioneira da Sensei permite que o Grupo Muffato entregue uma das experiências de compra mais inovadoras e modernas, permitindo que os membros da equipa fiquem disponíveis para ajudar os clientes em loja”, diz Everton Muffato, CEO do Grupo Muffato.

Com 50 anos de existência, o Grupo Muffato é a sexta maior cadeia de supermercados no Brasil, com presença nas regiões de Paraná e São Paulo, tendo uma equipa de mais de dezanove mil colaboradores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesa Sensei desenvolve primeiro supermercado sem caixas no Brasil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião