Fundadores da Sensei vencem Prémio João Vasconcelos

Fundadores da Sensei juntam-se assim a Daniela Braga (DefinedCrowd) e André Jordão (Barkyn), os vencedores das duas primeiras edições do prémio criado em homenagem a João Vasconcelos.

Joana Rafael, Nuno Moutinho, Paulo Carreira e Vasco Portugal são os vencedores do Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2021. Os fundadores da Sensei, start-up que desenvolve a tecnologia que permite lojas sem caixa, juntam-se assim a Daniela Braga (DefinedCrowd) e André Jordão (Barkyn), os vencedores das duas primeiras edições.

“Temos um ecossistema muito maduro e podemos dizer que a Startup Lisboa tem contribuído de forma decisiva para uma comunidade de empreendedores mais cosmopolita, mais internacional e mais exposta a outras geografias que não a nossa. Hoje, celebramos o ecossistema e um amigo que foi indispensável para o seu desenvolvimento, João Vasconcelos”, afirmou Miguel Fontes, presidente da Startup Lisboa, citado em comunicado.

Ao prémio, no valor de 10 mil euros, criado em 2019 para homenagear João Vasconcelos, antigo secretário de Estado e ex-líder da Startup Lisboa, concorriam ainda Christopher Barnes e Jeferson Valadares (Doppio), Hugo Venâncio (REATIA), Marta Palmeiro (StudentFinance), Miguel Santo Amaro (Coverflex), Philip Källberg (Shake).

O Continente Labs, primeira loja da Sonae MC sem checkout, é um dos exemplos da aplicação da tecnologia baseada em computer vision para a área do retalho desenvolvida pela Sensei. Fundada em 2017, por Joana Rafael, Nuno Moutinho, Paulo Carreira e Vasco Portugal, a start-up, já investida pela Techstars, Seaya Ventures, Iberis, Bright Pixel, Ideias Glaciares e pela alemã METRO AG, ambiciona entrar com lojas autónomas em cinco países, através da criação de parcerias com as principais cadeias de retalho da Europa, fazendo crescer a sua equipa de 36 para 100 pessoas.

O prémio foi patrocinado pela Semapa NEXT, venture capital focada em Series A e Growth, tendo esta edição contado ainda com o apoio da Basinghall Partners e dos associados fundadores da Startup Lisboa, a Associação Mutualista Montepio Geral, Câmara Municipal de Lisboa e o IAPMEI.

Foi também entregue o Prémio de Melhor Pitch, de entre os finalistas do prémio, a Joana Rafael, que representou a equipa na cerimónia. Esta iniciativa pretende premiar o mérito da apresentação dos candidatos.

No Demo Day, os investidores selecionaram o melhor Pitch de entre as 25 start-ups incubadas pela Startup Lisboa, tendo vencido este prémio a Skoach, coach virtual para equipas de trabalho, e a Hunter Boards, start-up que constrói veículos premium de micro-mobilidade inteligente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundadores da Sensei vencem Prémio João Vasconcelos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião