Portuguesa Sensei entra na Unicorn Factory Lisboa. Quer voar para cinco países e duplicar equipa

Startup responsável pela tecnologia das lojas sem caixa do Continente é a primeira a integrar o Scaling Up Program. Quer agora voar para cinco novos países e crescer a equipa para 100 pessoas.

A portuguesa Sensei é a primeira scaleup a entrar para o Scaling Up Program da Unicorn Factory Lisboa, que abre candidaturas esta semana, durante a sétima edição da Web Summit. A startup, responsável pela tecnologia da loja sem caixa do Continente, no Arco do Cego, em Lisboa, quer agora voar para cinco novos países e mais do que duplicar a equipa.

“Para a Sensei é muito importante este programa da Unicorn Factory Lisboa, que se destina a apoiar startups já numa fase de crescimento a desenvolver as capacidades necessárias a crescer e a internacionalizar. Já participámos em vários programas de aceleração internacionais e hoje temos a honra de ser a primeira empresa a juntar-se ao primeiro programa em Portugal focado em scaleups”, diz Joana Rafael, COO e cofundadora da Sensei.

Depois de, em 2021, a Startup Lisboa ter atribuído à Sensei o prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano, a empresa — fundada em 2017 por Joana Rafael, Nuno Moutinho, Paulo Carreira e Vasco Portugal –, acolhe agora a scaleup no seu programa. O acordo foi assinada esta quarta-feira de manhã, no stand da Startup Portugal, Startup Lisboa e Câmara Municipal de Lisboa, na Web Summit.

“Hoje damos este passo com a Sensei, que se tem provado uma das scaleups mais promissoras do ecossistema e que, para além disso, já tem também resultados comprovados com vários clientes como a Galp, parceira estratégica deste programa, e a Sonae”, diz Gil Azevedo, diretor executivo da Startup Lisboa e Unicorn Factory Lisboa, citado em comunicado.

A Sensei –– que usa a inteligência artificial e desenvolve tecnologia baseada em computer vision para criar experiências de lojas autónomas — já recebeu um investimento total de 6,1 milhões de euros (Techstars, Seaya Ventures, Iberis, Bright Pixel, Ideias Glaciares e alemã METRO AG) e, ambiciona agora, entrar em cinco novos países e crescer a sua equipa de 36 para 100 pessoas.

É a primeira a entrar no programa de scaleups da Unicorn Factory Lisboa, uma promessa eleitoral de Carlos Moedas e que foi apresentada na semana passada no Hub Criativo do Beato. O projeto, que tem um orçamento de oito milhões de euros, passa ainda por um programa de soft landing, visando atrair startups internacionais a se instalar em Lisboa. O objetivo é apoiar, por ano, vinte scaleups de elevado potencial.

As candidaturas ficam abertas até ao final do ano e o programa arranca no início de 2023.

Com duração de oito meses, o programa visa dar aos participantes “competências críticas e ferramentas para uma liderança de sucesso, promovendo parcerias chave, networking e execução através de orientação estruturada e apoio de especialistas, mentores e o know-how de uma lista de mais de 30 das empresas mais relevantes em Portugal e de acesso a investimento, de uma rede de mais de 20 investidores.”

Google, Galp, Delta Cafés, Cuatrecasas, Fidelidade, BPI e PwC são os parceiros estratégicos do programa, aos quais se juntam mais de 25 outros parceiros.

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