Consórcio de inteligência artificial cria 150 empregos com verbas do PRR

Investimento de 34,5 milhões de euros conta com 75% de comparticipação do Programa de Recuperação e Resiliência e parceiros como faculdades e empresas privadas.

O consórcio de inteligência artificial Accelerat.ai vai criar um total de 150 novos postos de trabalho em Portugal nos próximos anos. Liderado pela startup Defined.ai, este consórcio tem um investimento de 34,5 milhões de euros, com 75% das verbas provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), adiantou esta terça-feira Daniela Braga, líder da Defined.ai.

“A pandemia tornou mais claro que não podemos confiar em eventos físicos para ter as coisas feitas. É necessário ter instrumentos remotos”, justificou Daniela Braga em conferência de imprensa na Web Summit, em Lisboa. O consórcio nasceu no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, liderado pelo IAPMEI e é o primeiro dos projetos do Centro de Excelência em IA [inteligência artificial] em Portugal. O projeto começou a ser discutido com o Governo português em 2019.

O consórcio envolve empresas e instituições como Devscope, NOS, Instituto Superior Técnico de Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FC.Id e INESC-Id. Poderão ser criadas soluções para cidadãos, como um “agente virtual a explicar, a um visitante da Web Summit, como são as atrações da cidade de Lisboa e como nos podemos mover”.

Daniela Braga, no entanto, destaca que a inteligência artificial “é apenas uma das ferramentas”, pois é necessário acrescentar interfaces de programação (API) e tecnologias como a realidade aumentada, que depois terão de ser desenvolvidas por outras entidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consórcio de inteligência artificial cria 150 empregos com verbas do PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião