Líderes do BCE reiteram foco no combate à inflação

  • Joana Abrantes Gomes
  • 4 Novembro 2022

Christine Lagarde e Luis de Guindos reforçaram a determinação do banco central em reduzir a inflação à taxa de 2%, antes que se torne persistente e enraizada.

A presidente e o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) frisaram esta sexta-feira que o foco da instituição é baixar a inflação para 2%, apelando aos 19 governos da Zona Euro para evitarem alimentar as subidas dos preços com despesas demasiado generosas, noticia a Reuters.

Num discurso na Estónia, Christine Lagarde começou por reconhecer um atraso nos aumentos das taxas de juro pelo BCE, mas defende que os decisores políticos não têm o luxo de esperar para ver os seus efeitos.

“Se víssemos, por exemplo, a inflação tornar-se mais persistente e as expectativas estarem em risco de desancoragem (quando choques de preço a curto prazo mudam expectativas a longo prazo) não poderíamos esperar até que o impacto total das medidas políticas se materializasse“, disse, acrescentando que o BCE teria de “tomar medidas adicionais” até estar confiante de que “a inflação regressará ao objetivo em tempo útil”.

Falando numa conferência em Madrid, Luis de Guindos apontou no mesmo sentido que Lagarde. O vice-presidente do BCE sublinha que o foco deve ser a “redução do apoio à procura” e a “proteção contra o risco de uma persistente mudança ascendente nas expectativas da inflação”.

Quer de Guindos, quer Lagarde reiteraram uma mensagem que já têm transmitido nos últimos dias: os governos devem cingir-se a apoios “temporários” e “direcionados” às famílias mais afetadas pela atual crise inflacionário, evitando apoiar a procura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líderes do BCE reiteram foco no combate à inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião