Natixis cria aplicação para melhorar e organizar modelo de trabalho híbrido

A AnyWhere permite que os colaboradores reservem um lugar, registem o trabalho remoto, pesquisem informação e contactos de colegas, consultem o mapa das áreas do edifício e a respetiva ocupação.

A Natixis em Portugal desenvolveu a AnyWhere, uma aplicação web que permite aos colaboradores do Groupe BPCE, do qual faz parte, tirarem maior partido do modelo de trabalho híbrido, gerindo a sua ida ao escritório ou trabalho remoto através do computador ou smartphone. Através da aplicação AnyWhere, os colaboradores podem reservar antecipadamente um lugar, registar trabalho remoto, pesquisar informação e contactos de colegas, marcar o seu estado de espírito e consultar mapas das diversas áreas do edifício, bem como o estado de ocupação de cada uma. Desenvolvida no Centro de Excelência da empresa, no Porto, a plataforma já é utilizada por mais de 40 mil colaboradores em 22 países, 56 cidades e 109 escritórios.

“A AnyWhere é um ótimo exemplo da capacidade que as nossas equipas têm de dar respostas criativas e inovadoras aos desafios. Esta ferramenta favorece a transparência e gestão eficaz e estimula a partilha de conhecimento, de integração e colaboração entre os vários departamentos da empresa, o que consideramos essencial para continuar a criar, a partir do Porto, as melhores soluções para o Groupe BPCE e a fazer crescer o projeto da Natixis em Portugal”, explica Maurício Marques, diretor de recursos humanos da Natixis em Portugal, citado em comunicado.

A app nasceu da necessidade local de aglomerar informação que até então se encontrava dispersa, facilitando a sua consulta. “Começámos por uma prova de conceito, testando a aplicação com algumas equipas, num estilo hackathon. A partir daí, o número de funcionalidades e equipas impactadas pela aplicação cresceu rapidamente”, conta Louis Touzet, head of tech expertise & solutions na Natixis em Portugal.

“Com a chegada da pandemia, que obrigou a uma transição para um modelo de trabalho remoto, tornou-se evidente que era necessário controlar o regresso dos colaboradores ao escritório, garantindo que todas as regras de segurança eram respeitadas, assim como a interação e qualidade de vida da equipa e, como tal, a ferramenta estava já perfeitamente posicionada para adotar essa funcionalidade extra. Este último desenvolvimento posicionou-nos então nos edifícios do grupo a nível mundial”, acrescenta.

O impacto desta aplicação chega, inclusive, às cantinas, contribuindo para a otimização de recursos e reduzindo, assim, o desperdício alimentar. “Com a informação das intenções e registo de lugares no escritório, é ainda possível antecipar e gerir stocks, por exemplo, na nossa cantina. A equipa poderá aceder a uma estimativa dos colaboradores que estarão presentes num determinado dia e reduzir assim o desperdício de comida. A logística e organização de eventos presenciais no escritório poderá também ser melhorada com base na informação dos registos de presenças em AnyWhere”, afirma Marcelo Costa, tech lead na Natixis em Portugal.

Atualmente, a AnyWhere é utilizada em 109 escritórios, em 22 países, por mais de 40 mil colaboradores. Até à data, a aplicação registou 2,9 milhões de reservas de lugares nos escritórios do Groupe BPCE à escala global.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Natixis cria aplicação para melhorar e organizar modelo de trabalho híbrido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião