Mota-Engil dispara. Lucros devem ter quadruplicado

  • Rita Atalaia
  • 24 Março 2017

As ações da construtora estão a disparar. A subida acontece depois de o CaixaBI ter dito que os lucros podem ter aumentado mais de quatro vezes em 2016.

A Mota-Engil está a disparar em bolsa, destacando-se no PSI-20. A subida acontece depois de ter sido divulgada uma estimativa otimista dos analistas do CaixaBI para 2016. Segundo as suas previsões, a empresa portuguesa vai registar um aumento de mais de 60 milhões do lucro líquido.

As ações da Mota-Engil estão a subir 3,89% para os 1,78 euros, depois de já terem disparado mais de 5%. Os investidores estão otimistas depois de o CaixaBI ter dito que os resultados devem ter aumentado significativamente em 2016.

Ações da Mota-Engil disparam

Fonte: Bloomberg

De acordo com uma nota de research do banco, os lucros líquidos devem passar de 19 milhões de euros em 2015 para os 86 milhões no final do ano passado. Mas esta melhoria não estará relacionada com os resultados operacionais. Tanto as vendas, como o EBITDA devem ter recuado, o que faz com que a Mota-Engil demore mais a atingir as metas definidas. Poderá haver nas contas um efeito fiscal.

“A Mota-Engil tem um ambicioso plano estratégico para 2020 (com objetivos que praticamente duplicam os valores de vendas e de EBITDA atingidos em 2016), o qual nos parece mais longe de ser atingido, dada a redução anunciada do volume de negócios”, dizem os analistas do CaixaBI.

A construtora divulgou entretanto alguns indicadores preliminares que mostram uma redução de 9% do volume de negócio em 2016. Os analistas aguardam agora pelos resultados para 2016. “Os resultados anuais da Mota-Engil irão dar mais informação acerca da evolução operacional em 2016, mas estaremos também interessados em conhecer as perspetivas da empresa para o futuro próximo“, dizem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil dispara. Lucros devem ter quadruplicado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião