IRS? Deco tem um simulador que diz a opção mais vantajosa

A página "IRS Sem Custo", da associação de defesa do consumidor (Deco), vai facilitar a entrega da declaração de IRS a todos os contribuintes. Há uma linha telefónica e, em abril, arranca o simulador.

Novo portal da Deco vai ajudar os contribuintes a preencherem as declarações de IRS.Deco

Este ano, a Deco volta a ajudar os consumidores a preencherem as respetivas declarações de IRS. A associação reabriu esta sexta-feira o portal IRS Sem Custo para prestar apoio a todos os contribuintes, indicando, por exemplo, qual o regime de tributação mais favorável em cada situação específica.

A associação de defesa do consumidor garante, em comunicado, que recebeu 12.000 pedidos de ajuda de consumidores no período de preenchimento da declaração de IRS no ao passado. Por isso, optou por, este ano, reabrir o site e atualizar o simulador, que deverá ser disponibilizado no início de abril a todas as pessoas, associadas e não associadas.

"Pretendemos contribuir e transformar a entrega de IRS com os rendimentos e despesas de 2016, entre 1 de abril e 31 de maio, numa questão fácil e simples para os consumidores.”

Deco

Associação de defesa do consumidor

O simulador vai permitir, segundo a associação, “preencher o IRS, passo a passo e respondendo a perguntas simples, tais como ‘tem filhos?’ ou ‘vendeu uma casa em 2016?'”, refere a associação. “No final do preenchimento, é possível simular o IRS e ficar desde logo a saber quanto tem a pagar ou a receber. Depois, é só copiar os valores e inseri-los nos impressos oficiais ou no Portal das Finanças”, acrescenta.

A associação disponibiliza também uma linha telefónica de apoio, aberta de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. A linha é contactável através dos números 808 200 148 (para telefones fixos) e 218 418 743 (para telemóveis). “Pretendemos contribuir e transformar a entrega de IRS com os rendimentos e despesas de 2016, entre 1 de abril e 31 de maio, numa questão fácil e simples para os consumidores”, conclui a Deco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IRS? Deco tem um simulador que diz a opção mais vantajosa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião