​Eduardo Cabrita fora da corrida à Frontex

  • ECO
  • 9 Novembro 2022

Ex-ministro da Administração Interna não consta da lista dos três finalistas. "Fraco empenho" da diplomacia portuguesa poderá ser uma das razões.

Eduardo Cabrita está fora da corrida à Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex), avança a Renascença. O ex-ministro tinha-se candidatado em julho a diretor-executivo daquela entidade, mas não consta na lista dos três candidatos finalistas.

O processo arrancou em abril e, em julho, Eduardo Cabrita apresentou a sua candidatura, concorrendo contra outros cinco candidatos. Em outubro, passaram a ser apenas três nomes, mas o ex-ministro ficou de fora. Fonte próxima do processo refere à Renascença que o “fraco empenho da diplomacia portuguesa” terá pesado no processo de seleção e que a “prevalência da dimensão securitária” na Europa também não terá ajudado.

Em entrevista ao Expresso, o atual ministro da Administração Interna afirmou ser “difícil” que o nome de Cabrita chegasse à fase final e a Renascença escreve que a escolha deverá recair sobre um candidato com um perfil de “chefe de estrutura de segurança” e com características “mais operacionais”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

​Eduardo Cabrita fora da corrida à Frontex

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião