Costa Silva põe Canadá na lista de importadores de gás natural

Perante a instabilidade da Nigéria, Portugal deve considerar alternativas de fornecimento, defende António Costa Silva. Governo teve reunião com missão do Canadá.

Canadá pode fornecer gás natural a Portugal. O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, teve uma reunião esta semana com uma delegação daquele país, revelou o governante na audição na especialidade relativa ao Orçamento do Estado para 2023.

“Temos de estar preparados para disrupções no fornecimento do gás natural. Há países com os quais poderemos colaborar”, referiu o ministro em resposta ao deputado Filipe Melo, do Chega. Costa Silva foi questionado sobre os problemas no fornecimento de gás natural por parte da Nigéria, que já teve quatro falhas de carregamentos desde o início do ano.

Trinidad e Tobago, Guiné Equatorial e Estados Unidos foram os três países alternativos à Nigéria mencionados por António Costa Silva, embora, como o ECO/Capital Verde noticiou há poucas semanas, a EDP reconheça que existem “alguns problemas operacionais” no que toca ao fornecimento de gás dos contratos a longo prazo com origem em Trinidad e Tobago. Depois disso, o ministro indicou que houve uma reunião, esta semana, com uma delegação do Canadá. “A missão também está interessada na exportação do gás”, mencionou o governante.

Costa Silva lembrou que a Europa “tem de substituir 140 mil milhões de metros cúbicos de importações de gás natural da Rússia” por fornecimentos de outros países.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa Silva põe Canadá na lista de importadores de gás natural

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião