FIFA vai disponibilizar dados estatísticos online durante o Mundial 2022

  • Lusa
  • 11 Novembro 2022

Entre os dados vai ser possível analisar, entre outros, a “posse de bola”, “quebra de linha”, “golos esperados” e “linha defensiva e comprimento da equipa”.

A FIFA vai disponibilizar dados estatísticos online sobre o Mundial de futebol Qatar2022, que incluirão informações sobre o rendimento das seleções participantes e dos respetivos jogadores, foi anunciado esta sexta-feira pelo organismo.

O projeto é liderado pelo treinador francês Arsène Wenger, diretor do Departamento de Desenvolvimento do Futebol Mundial da FIFA, e facilitará dados inovadores, que ampliarão a cobertura e a análise de todos os jogos da prova.

Durante e após cada partida, será apresentado um conjunto de gráficos, por meio de um sistema de realidade aumentada, e as novas estatísticas detalharão todos os aspetos do encontro, com definições operacionais e inúmeros exemplos em vídeo.

Com estes dados, desenvolvidos pela equipa de Arsène Wenger no Departamento de Programas de Alto Rendimento da FIFA, é possível analisar, entre outros, a “posse de bola”, “quebra de linha”, “golos esperados” e “linha defensiva e comprimento da equipa”.

De acordo com Arsène Wenger, a partilha da análise dos dados, juntamente com a interpretação que os especialistas técnicos fazem deles, serve para abordar o futebol a partir “de uma nova perspetiva científica, que ajuda a compreender melhor o jogo”.

Wenger adianta que a sua equipa, composta por especialistas em análise de futebol, engenheiros e cientistas de dados, “fornecerá análises aprofundadas, ajudando a compartilhar novas maneiras de interpretar o jogo, juntamente com dados de desempenho, exemplos de vídeo e explicações técnicas”. O Mundial realiza-se no Qatar entre 20 de novembro e 18 de dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FIFA vai disponibilizar dados estatísticos online durante o Mundial 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião