IGCP cancela leilão de dívida da próxima semana

  • ECO
  • 11 Novembro 2022

Agência cancelou operação de financiamento até 1.000 milhões que ia fazer na quarta devido ao "nível atual de disponibilidades de caixa e à previsão de fluxos de tesouraria até ao final do ano".

O Tesouro português cancelou o leilão de dívida de curto prazo que estava previsto para a próxima semana. “O IGCP não irá realizar, no próximo dia 16 de novembro, o leilão de Bilhetes do Tesouro referente às linhas a 6 e 12 meses”, indica a agência liderada por Miguel Martín num comunicado partilhado esta sexta-feira no seu site.

“A decisão de cancelamento do leilão de Bilhetes do Tesouro programado para 16 de novembro prende-se com nível atual de disponibilidades de caixa e a previsão de fluxos de tesouraria até ao final do ano“, justifica a agência que gere a dívida pública. Com aquela operação, o IGCP pretendia obter um financiamento entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros. Seria o último leilão de curto prazo do ano para Portugal.

O IGCP realizou oito leilões de curto prazo este ano, tendo obtido 9,7 mil milhões de euros.

As operações deste ano têm sido marcadas por um agravamento expressivo das taxas de juro exigidas pelos investidores para comprarem títulos portugueses, refletindo a escalada da inflação e a subida das taxas de referência do Banco Central Europeu (BCE).

No último leilão, Portugal pagou mais de 2% por 750 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a 11 meses, que compara com a taxa de -0,555% registada numa operação de 958 milhões de euros no mesmo prazo realizada em fevereiro.

(Notícia atualizada às 18h51 com declaração do IGCP)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IGCP cancela leilão de dívida da próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião