Quem tem medo da criatividade?premium

  • Edson Athayde
  • 13 Novembro 2022

Têm medo da criatividade pois é do ser humano temer o que não controla.

Estranho. Num mundo de pandemia, guerras, inflação e recessão, boa parte dos decisores económicos do país têm medo justamente dos riscos causados pela criatividade. Há 40 anos que trabalho em publicidade, sempre a tentar vender a versão mais responsável possível daquilo que chamo “persuasão comercial”. A minha profissão cuida de convencer as pessoas a consumir produtos e serviços e ainda ficar agradecidos às marcas fabricantes. Dito assim parece a coisa mais chata do mundo. E até é. Daí que seja preciso utilizar toneladas de entretenimento, storytelling, psicologia, sociologia, antropologia e outras “gias” para que a coisa resulte palatável. Essa “feitiçaria” mercadológica foi embrulhada e batizada de “criatividade publicitária”. Como todas as magias negras, é tratada como um mal

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Edson Athayde
  • CEO e CCO da FCB Lisboa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.