Alargamento do aeroporto da Horta vai ser antecipado
Partido Socialista volta a propor antecipação do alargamento do aeroporto que serve ilha do Faial. Quando a obra estiver concluída, passará a poder receber voos internacionais.
O PS pretende antecipar a ampliação do aeroporto da Horta. A proposta dos socialistas relativa ao Orçamento do Estado para 2023 vai ter aprovação na especialidade graças à maioria absoluta do partido no Parlamento, de 120 deputados.
“O Governo promove os procedimentos necessários para a viabilização da antecipação da ampliação da pista do aeroporto da Horta, de modo a garantir a sua certificação enquanto aeroporto internacional, de acordo com as normas da Agência Europeia para a Segurança da Aviação”, assim refere a proposta.
Depois desta intervenção, o aeroporto que serve a ilha do Faial poderá começar a realizar voos internacionais. Este é o segundo Orçamento do Estado consecutivo em que está prevista a antecipação da ampliação deste aeroporto.
Mas agora esta ampliação poderá contar com uma comparticipação de verbas comunitárias. No Programa Operacional dos Açores no âmbito do novo quadro comunitário de apoio, o Portugal 2030, existe a possibilidade de financiar investimentos aeroportuários Apenas os Açores e a Madeira têm esta elegibilidade tendo em conta o seu caráter ultraperiférico. Mas A região da Madeira optou por não contemplar este tipo de investimentos no seu novo programa operacional.
Os deputados do PS também propuseram que as verbas a transferir para a empresa que ficar com o serviço público de transporte aéreo entre o continente e a região dos Açores e entre a região dos Açores e a Madeira passe de 3,5 para até 9 milhões de euros.
O Partido Socialista apresentou 56 das 1.821 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2023.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alargamento do aeroporto da Horta vai ser antecipado
{{ noCommentsLabel }}