Municípios com empréstimos de assistência financeira vão beneficiar de uma moratória excecional

PS entregou um aditamento à proposta do OE2023 para que municípios com empréstimos de assistência financeira possam beneficiar de uma moratória excecional e não prorrogável, até 31 de dezembro de 2023

Os municípios com empréstimos de assistência financeira vão beneficiar de uma moratória excecional, até 31 de dezembro, da amortização do capital vencido e vincendo até 2023.

De acordo com a proposta de aditamento ao Orçamento do Estado para 2023, o grupo parlamentar do PS sugere ir ao encontro do pedido da Associação Nacional de Municípios para que, à semelhança do que aconteceu no período de pandemia (2020 e 2021), as câmaras possam recorrer a uma moratória dos créditos junto do Fundo de Apoio Municipal.

Assim, vai ser “facultada aos municípios com empréstimos de assistência financeira a decorrer, nos termos dos artigos 45.º e 46.º da Lei n.º 53/2014, de 25 de agosto, a possibilidade de beneficiarem de uma moratória excecional e não prorrogável, até 31 de dezembro de 2023, da amortização do capital vencido e vincendo até 2023”.

Os montantes em causa serão distribuídos pelas prestações de capital remanescentes do empréstimo, propõe o grupo parlamentar do PS que tem maioria absoluta no Parlamento e, portanto, garante a aprovação deste aditamento, tal como de todas as outras propostas de alteração do partido.

Em causa, explicam os deputados, está a necessidade de os municípios que se encontram em situação de recuperação financeira “disporem dos meios necessários para manter as suas atividades a funcionar, preservando a resposta às suas populações neste período excecional” em que se verifica “uma espiral de agravamento da inflação que afeta fortemente a despesa municipal”. Mas também para manterem o “investimento a níveis compatíveis com a execução” do Portugal 2020, do Plano de Recuperação e Resiliência e, em breve do Portugal 2030, “sem colocar em causa a sua sustentabilidade financeira de curto/médio prazos”.

Recorde-se que a o nível de execução dos fundos comunitários, nomeadamente do PRR, tem sido alvo de alertar constantes por parte do Presidente da República, governador do Banco de Portugal e Conselho das Finanças Públicas e o Executivo tem tentando encontrar várias formas para acelerar a execução, nomeadamente através da revisão das regras da contratação pública.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Municípios com empréstimos de assistência financeira vão beneficiar de uma moratória excecional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião