Amazon planeia despedir 10 mil trabalhadores

Em dois anos, a empresa duplicou a sua força de trabalho, mas o início de 2022 foi de abrandamento no crescimento da gigante tecnológica.

A Amazon está a planear avançar com o despedimento de cerca de 10.000 pessoas a partir desta semana. A redução de pessoal incidirá, sobretudo, na organização dos dispositivos da Amazon, incluindo a assistente de voz Alexa, bem como na divisão de retalho e no departamento de recursos humanos da gigante tecnológica, avança esta segunda-feira o The New York Times.

A decisão ocorre depois de a pandemia ter criado a era mais rentável de que há registo na Amazon. Em dois anos, a empresa duplicou a sua força de trabalho, mas o início de 2022 ditou o abrandamento. O crescimento diminui para a taxa mais baixa das últimas duas décadas, colocando a companhia face a “custos elevados”, enquanto as “mudanças nos hábitos de compra” e a “inflação elevada” prejudicaram as vendas.

O despedimento de 10.000 trabalhadores representará uma redução de 3% da força laboral da companhia e menos de 1% da força de trabalho global, que é, essencialmente, composta por funcionários que trabalham à hora.

A concretizar-se o despedimento planeado durante uma época de habitual aumento do consumo, a Amazon junta-se à dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, que oficializou, na semana passada, que vai reduzir o número de trabalhadores em 13%, o equivalente a mais de 11 mil pessoas. A Meta justificou a decisão com as despesas crescentes e um mercado publicitário fraco.

O Twitter e a Microsoft são outras das companhias na indústria tech que estão a cortar os seus postos de trabalho este ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Amazon planeia despedir 10 mil trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião