Governo italiano prepara financiamento de emergência à Alitalia
Alitalia está em dificuldades e Roma já prepara um financiamento de emergência de 200 milhões de euros com garantia estatal.
Itália está a preparar um financiamento de emergência à transportadora aérea Alitalia. A companhia está a semanas de ficar sem dinheiro porque ninguém quer financiar um plano de resgate sem um acordo de trabalho que vise dar sustentabilidade à empresa através da redução do número de postos de trabalho.
O Ministério das Finanças está a pressionar o banco estatal Cassa Depositi e Prestiti a providenciar 200 milhões de euros em financiamento com garantia estatal, como parte de um plano de contingência de capital no valor 400 milhões, adiantaram várias fontes à Bloomberg.
Os restantes 200 milhões de euros serão disponibilizados pela Etihad Airways, que detém 49% do capital da transportadora aérea italiana.
Numa tentativa de cumprir as regras europeias quanto às ajudas estatais, o ministro das Finanças italiano, Pier Carlo Padoan, deverá utilizar uma lei italiana que permite que possam ser usadas garantias estatais para o financiamento da Cassa Depositi.
Neste momento, avança a agência, o Governo italiano e o banco estão ainda a avaliar este mecanismo que permitir à Alitalia dar alguma margem de manobra caso o plano de reestruturação de cinco anos não tenha o apoio dos restantes investidores.
A Alitalia, que registou perdas de 600 milhões de euros nos últimos dois anos, foi notificada em dezembro pelos investidores e credores, incluindo os bancos Unicredit e Intesa Sanpaolo, a apresentar uma proposta para cortar os custos. A 15 de março, a administração da companhia aérea aprovou um novo plano de negócios com o objetivo de reduzir os custos em mil milhões de euros até 2019, ano em que deverá regressar aos lucros. Serão ainda eliminados cerca de 2.000 postos de trabalho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo italiano prepara financiamento de emergência à Alitalia
{{ noCommentsLabel }}