Costa Silva compreende jovens ativistas, mas lamenta falta de propostas

"Compreendo muito bem", disse o ministro, perante as exigências de demissão dos ativistas do Movimento Fim ao Fóssil. Costa Silva lamenta não terem sido apresentadas propostas na reunião.

O ministro da Economia e do Mar admite compreender as reivindicações dos ativistas, mas rejeita demitir-se do cargo por considerar que isso “não acrescenta nada à preocupação ambiental” dos jovens que, na última semana, ocuparam várias escolas e universidades em nome da crise climática.

Em declarações aos jornalistas, depois da reunião com os jovens do Movimento Fim ao Fóssil – Ocupa, esta terça-feira, no Ministério da Economia, António Costa Silva garantiu ter-se disponibilizado para ouvir os ativistas, mas que não foram apresentadas nenhumas propostas ou soluções que visam acelerar a meta de neutralidade carbónica, até 2030, tal como têm vindo a exigir nos últimos dias.

“Estava preparado para ouvir e ouvi. Estava à espera que houvesse propostas, mas não quiseram discutir essas questões. Centraram-se no meu passado“, disse o ministro esta tarde, aos jornalistas, fazendo referência às críticas dos ativistas que colocaram em causa “a legitimidade social” de Costa Silva devido ao seu percurso na Partex Oil and Gas, enquanto Presidente do Conselho de Administração.

Tentei esclarecer que a carta que me apresentaram tinha vários factos falsos“, partilhou. “Eu estava muito interessado em tentar entender as propostas. Não trouxeram nenhuma, apenas pediram a minha demissão. Se me demitir isso não vai acrescentar nada à preocupação ambiental [dos jovens]”, referiu. “De certeza que não me vou demitir”, sublinhou, acrescentando que essa decisão está nas mãos do primeiro-ministro, António Costa, com quem tem mantido contacto. “[António Costa] está tranquilo“, garantiu.

O ministro da Economia e do Mar recorda que já ter participado “em movimentos revolucionários” quando era jovem, relembrando ter sido preso na sequência dessas manifestações. “Lutei pelas minhas ideias e compreendo o que estão a fazer“, disse António Costa Silva, em declarações à RTP 3, à margem do V Fórum Ibero Americano das Pequenas e Médias Empresas, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Os ativistas da Greve Climática Estudantil, autores do Movimento Fim ao Fóssil – Ocupa, reuniram-se esta tarde no ministério com António Costa Silva. Ao ECO/Capital Verde, os jovens apontam que aproveitarão o momento para “exigir (…) a demissão“ do ministro, por considerarem que ao mesmo lhe falta “legitimidade social” para governar depois de, em maio, ter admitido não ter quaisquer preconceitos em analisar projetos de exploração de gás em Portugal que lhe fossem apresentados.

Após reunião, que terá terminado pelas 17h30, os jovens ativistas recusaram-se a sair e sentaram-se à entrada do Ministério da Economia, colando as mãos ao chão da entrada do edifício. Em declarações à Sic Notícias, Alice Gato afirmou que os estudantes tinham intenções de ocupar o ministério até “à demissão do ministro”, mas os cinco jovens acabaram detidos pela PSP, presente no local.

(Notícia atualizada às 18h21 com declarações de António Costa Silva depois da reunião com jovens ativistas do Movimento Fim ao Fóssil – Ocupa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa Silva compreende jovens ativistas, mas lamenta falta de propostas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião