“Banco de Fomento é um banco que os outros não são”, diz António Costa

Primeiro-ministro destaca que o Banco de Fomento contribui para criar o "ecossistema adequado" para que as empresas se possam desenvolver e "correr o risco de falhar".

O primeiro-ministro considera que o Banco Português de Fomento (BPF) tem um papel determinante para as empresas ganharem mais capacidade de investimento numa altura de mudança da globalização. António Costa destaca que o BPF é uma instituição do Estado, tal como a Caixa Geral de Depósitos, mas que não concorre com a restante banca comercial.

O BPF não é mais um banco. O objetivo é ser um banco que os outros não são. É um elemento supletivo na atividade do sistema bancário”, sinalizou o primeiro-ministro na sessão de apresentação da nova equipa de liderança da instituição, na Porto Business School. O chefe de Governo diz mesmo que o BPF “é um fator de estabilização do sistema financeiro” e que dá “capacidade para financiar o risco”, tal como acontece em algumas instituições nos Estados Unidos.

O líder do executivo notou também: “Temos a maior densidade de unicórnios por habitante a nível mundial. Temos um enorme potencial à nossa frente. Esse potencial tem de encontrar o ecossistema adequado para que se possa desenvolver, que possa correr risco de falhar mas que também ajude a acontecer. Isso é fundamental para que os unicórnios não se desenvolvam do outro lado do atlântico. Precisamos muito de startups que depois sejam unicórnios ou grandes empresas à escala global“.

António Costa lembrou ainda que “a Europa tem de se reposicionar” no novo quadro da globalização, pós-pandemia, em que se percebeu “o risco de cadeias valor excessivamente extensas”. Para o primeiro-ministro, “a Europa tem um conjunto de condições francamente vantajosas, no momento de reinvestimento” e que Portugal tem a “vantagem” de ser “um dos países mais seguros do mundo, fator importante para captação de empresas. A posição geográfica de Portugal é uma oportunidade, no encontro entre a Europa e os países do outro lado do Atlântico”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Banco de Fomento é um banco que os outros não são”, diz António Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião