Sindicatos bancários exigem aumentos salariais de 8,5% e apoios anti-inflação

Sindicatos consideram "fundamental" que as negociações decorram "com a máxima celeridade".

Os sindicatos bancários da FEBASE estão a exigir um aumento salarial de 8,5% para o próximo ano, bem como medidas de apoio extraordinário aos bancários no ativo e na reforma para fazer face ao aumento do custo de vida.

No início de novembro, os sindicatos MAIS, SBC e SBN entregaram às instituições de crédito subscritoras do ACT do setor bancário uma proposta de aumento salarial de 8,5%, que, “face às dificuldades que os trabalhadores enfrentam,” contém ainda “medidas de apoio extraordinário aos bancários no ativo e na reforma e a revisão de clausulado”, informam em comunicado. E deixam um aviso. “As negociações devem ser céleres.”

Além da proposta de aumento salarial, a proposta dos sindicatos contém ainda “propostas de revisão e inclusão de clausulado com vista à alteração de algumas matérias, bem como à introdução de novos temas que permitam ajudar os bancários, garantindo direitos já existentes e contratualizando outros”.

Temas como crédito à habitação, teletrabalho, dispensas de assiduidade, férias, subsídios, promoções e carreiras são apenas alguns dos assuntos em cima da mesa na discussão com todas as instituições, “que terá de iniciar-se logo após a receção da sua contraproposta, cujo prazo legal para entrega é de um mês.”

Os sindicatos consideram “fundamental” que as negociações decorram “com a máxima celeridade”. “A realidade dos trabalhadores é grave e incompatível com bloqueios negociais, não se compadecendo com atitudes como as da banca em 2021”, dizem.

Nesse ano, o processo de negociações foi “desgastante” na medida em que os sindicatos “foram confrontados com a pretensão dos Bancos de 0% de aumentos salariais”, situação que levou a necessidade de recorrer à conciliação do Ministério do Trabalho.

“Os trabalhadores bancários não têm beneficiado dos ganhos de produtividade e dos lucros apresentados pelas Instituições (cinco milhões de euros diários!). A grande maioria dos reformados – com necessidades acrescidas no âmbito do apoio na saúde – encontram-se a viver com pensões baixíssimas e com muitas dificuldades”, referem.

Consequência da crise pandémica, guerra na Ucrânia, elevadas taxas de inflação e a “insuficiente evolução salarial registada nos últimos anos”, os bancários no ativo e na reforma vão enfrentar em 2023 “um ano especialmente difícil, pelo que os bancos têm, mais do que nunca, de assumir a sua responsabilidade social para com os trabalhadores.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicatos bancários exigem aumentos salariais de 8,5% e apoios anti-inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião