Empresas FTX devem mais de três mil milhões aos maiores credores

Plataforma de criptomoeda FTX e restantes empresas de Bankman-Fried apresentaram no domingo uma lista dos maiores credores.

Os negócios de Sam Bankman-Fried devem mais de três mil milhões de dólares (2,9 mil milhões de euros) aos seus maiores credores, de acordo com documentos judiciais citados peloFinancial Times (acesso pago). A plataforma de criptomoeda FTX bem como as restantes empresas de Bankman-Fried apresentaram no domingo uma lista dos maiores credores, dos quais 50 representam dívidas que ascendem a mais de 20 milhões de dólares.

De acordo com registos anteriores, o passivo total das empresas é estimado em mais de dez mil milhões de dólares (9,69 mil milhões de euros), podendo haver mais de um milhão de credores. De acordo com o FT, John Ray III, administrador de insolvência da FTX, disse que nunca tinha visto “uma falha tão completa nos controlos empresariais e uma ausência tão completa de informações financeiras fiáveis“.

A lista de credores, publicada no domingo, mostra que a FTX deve mais de 100 milhões de dólares a dez clientes. As dívidas para com os 50 maiores credores, cujos nomes foram omitidos no processo, ascedem a mais de 20 milhões de dólares. Os clientes da FTX incluíam grandes grupos financeiros que negociavam criptomoedas, como hedge funds.

A FTX divulgou em documentos judiciais que John Ray cobra 1.300 dólares por hora, para além de ter recebido uma taxa de retenção de 200 mil dólares. O especialista em falências contratou ainda três novos executivos para ajudar no processo, incluindo um diretor financeiro, diz o FT. Para esta terça-feira está marcada uma audiência inicial no Tribunal Federal de Falências em Delaware.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas FTX devem mais de três mil milhões aos maiores credores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião