Operadoras dizem que preço da internet fixa baixou 19,9% em outubro
Associação Apritel defende que Portugal foi o país onde o preço dos serviços de internet fixa mais baixou em outubro face ao mesmo mês de 2021.
Os preços dos serviços fixos de internet em Portugal baixaram 19,9% em outubro face ao mesmo mês de 2021. A associação que representa os operadores de telecomunicações (Apritel) divulgou a informação esta segunda-feira a partir dos dados do gabinete de estatísticas Eurostat. Portugal passou a ser o terceiro país com preços mais baixos nestes serviços na União Europeia.
Em outubro de 2022, o índice de preços para os serviços de internet fixa baixou para 77,69 pontos, o que compara com os 96,96 pontos verificados em igual mês de 2021. “Os dados mais recentes do Eurostat […] demonstram mais uma vez a forte dinâmica competitiva do mercado português de comunicações eletrónicas”, assim escreve a Apritel em nota de imprensa.
Segundo o Eurostat, Portugal passou a ter o terceiro país da UE com os preços mais baixos de internet, apenas acima de Luxemburgo (77,31 pontos) e Bulgária (72,50 pontos).
No final do comunicado, no entanto, a Apritel diz que “os comparativos de evolução de preços suportados no IHCP [índice harmonizado de preços no consumidor] do Eurostat não podem ser utilizados para comparar níveis de preços entre países, apenas a evolução dos mesmos, e com as devidas precauções”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Operadoras dizem que preço da internet fixa baixou 19,9% em outubro
{{ noCommentsLabel }}