Tarifa social de internet só teve 960 pedidos. Há 438 ativas

  • Lusa
  • 9 Novembro 2022

Tarifa social de internet "está muito abaixo das expectativas iniciais" do Governo. Houve menos de mil pedidos no total e só há 438 serviços ativos, mostram os dados da Anacom.

Mais de 960 pedidos da tarifa social de Internet (TSI) foram recebidos até ao momento, tendo a Anacom a “informação de estarem ativas 438 ofertas”, disse à Lusa fonte da entidade reguladora.

Na terça-feira, o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa afirmou, no Parlamento, que a Anacom fez um relatório sobre os pedidos “abaixo das expectativas iniciais” da TSI, o qual está a ser analisado pelo Governo para tomar decisões no futuro.

Questionada pela Lusa, fonte oficial da Anacom disse que “foram recebidos até ao momento 962 pedidos de TSI”. A Anacom “tem informação de estarem ativas 438 ofertas”, acrescentou a mesma fonte.

Governo está insatisfeito com o baixo volume de adesões à tarifa social de internetPixabay

Questionado sobre a baixa adesão à TSI, Mário Campolargo começou por dizer que “a ideia era efetivamente dar um serviço de Internet de banda larga às pessoas que tivessem mais dificuldades económicas”, recordando que “a legislação entrou em vigor em janeiro” e que desde março está operacional.

“Todos concordamos que está muito abaixo das expectativas iniciais, a ideia era que pudéssemos fornecer um correio eletrónico, permitir compras online, fazer videochamadas, participar nas redes sociais”, como também procurar emprego e ter acesso aos serviços municipais e nacionais digitalizados, prosseguiu.

Mas “em que ponto estamos neste momento? Fizemos uma análise” sobre o número baixo de pedidos, disse. A Anacom “fez um relatório em que analisou as potenciais causas dessa situação, esse relatório está a ser analisado” e “vai ser a base para tomar decisões no futuro imediato sobre alternativas possíveis, obviamente tendo em consideração também as condições de mercado”, referiu Mário Campolargo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tarifa social de internet só teve 960 pedidos. Há 438 ativas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião